"NÃO POSSO MAIS / AI QUE SAUDADE DO BRASIL / AI QUE VONTADE UQE EU TENHO DE VOLTAR / ADEUS AMERICA ESSA TERRA É MUITO BOA, MAS EU NÃO POSSO FICAR / PORQUE O SAMBA MANDOU ME CHAMAR / O SAMBA MANDOU ME CHAMAR."
ESTE SAMBA SE CHAMA "ADEUS AMERICA", FOI COMPOSTO POR HAROLDO BARBOSA E GERALDO JACQUES NOS ANOS 40 E GRAVADO POR DIVERSOS ARTISTAS, MAS FOI A GRAVAÇÃO DE JOÃO GILBERTO, O PAPA DA BOSSA NOVA, QUE FEZ ESSE SAMBA CORRER O MUNDO.
POIS BEM, O SAMBA, QUE É A MANIFESTAÇÃO MUSICAL MAIS POPULAR DO BRASIL, NASCEU DE UMA MISTURA DE RITMOS AFRICANOS, TRAZIDOS PELOS ESCRAVOS E POR MUITOS ANOS, VIVEU CONFINADO, NAS SENZALAS, NOS QUINTAIS, NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ E UMBANDA, SENDO TAMBÉM PERSEGUIDO PELA POLÍCIA, CHEGANDO AO PONTO DE O SAMBISTA, SER CONFUNDIDO COM MALANDRO OU BANDIDO.
DA MESMA FORMA, SURGIA NOS ESTADOS UNIDOS, O JAZZ E O BLUES, QUE SÃO A MANIFESTAÇÃO MUSICAL AMERICANA MAIS POPULAR E QUE TAMBÉM SURGIU DA MESMA MISTURA DE RITMOS AFRICANOS, TRAZIDOS PELOS ESCRAVOS, E QUE DURANTE MUITO FICOU IGUALMENTE CONFINADO NAS SENZALAS AMERICANAS, NOS GUETOS DE POPULAÇÃO NEGRA, ETC.
NO BRASIL, O SAMBA FOI AOS POUCOS SE LIBERTANDO, GANHANDO OS SALÕES, AS TELAS DE CINEMA, MAS SEMPRE COM UMA CONOTAÇÃO FOLCLÓRICA, SEMPRE COMO UM RITMO RELACIONADO AOS MORROS, OS GUETOS NEGROS BRASILEIROS, ÀS CLASSES MENOS FAVORECIDAS. ATÉ QUE NOS ANOS CINQUENTA, O POETA VINÍCIUS DE MORAES ESCREVEU A PEÇA ORFEU DA CONCEIÇÃO, INSPIRADA NA TRAGÉDIA GREGA DO AMOR DE ORFEU E EURÍDICE, MAS QUE NA VERSÃO DO VINÍCIUS, SE PASSAVA EM UM MORRO CARIOCA E TODOS OS ATORES PRINCIPAIS ERAM NEGROS, OS BRANCOS ERAM COADJUVANTES. AS LETRAS DA PEÇA DO VINÍCIUS, FORAM MUSICADAS POR ANTONIO CARLOS JOBIM, ENTÃO UM JOVEM MAESTRO, BRANCO CLASSE MÉDIA ZONA SUL, QUE GANHAVA A VIDA TOCANDO NAS BOITES DO RIO DE JANEIRO. A PEÇA DO POETA VIROU FILME, GANHOU PREMIO EM CANNES, O MUNDO FICOU SABENDO QUE NO BRASIL HAVIA UMA ENORME POPULAÇÃO NEGRA, LINDA E CRIATIVA E QUE PRODUZIA UMA MÚSICA EXÓTICA, O SAMBA!
E AÍ, A SOCIEDADE BRANCA, COADJUVANTE DAQUELE ESPETÁCULO, QUE NÃO SUBIA O MORRO, MAS ADORAVA AQUELE RITMO SENSUAL, GOSTOSO, O REBOLADO DAS MULATAS E COISA E TAL, RESOLVE O QUE? CRIAR A BOSSA NOVA. QUE NADA MAIS É QUE O SAMBA, EM UMA CADÊNCIA MAIS LENTA, MAS COM UMA HARMONIA SOFISTICADA DO JAZZ AMERICANO, E COM LETRAS QUE FALAM DA REALIDADE DO ASFALTO, NO DOCE BALANÇO A CAMINHO DO MAR.
A BATIDA RALENTADA DA BOSSA NOVA FOI CRIADA POR JOÃO GILBERTO, UM BAIANO DE JUAZEIRO, CIDADE DO AGRESTE NORDESTINO, QUE PODERIA TER FEITO SUCESSO FAZENDO FORRÓ, MAS RESOLVEU CRIAR ESSA BATIDA DIFERENTE, SWINGADA, MALEMOLENTE, QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE BOSSA, NOVA. PELAS MÃOS DO JOÃO TUDO VIROU BOSSA E ELE GRAVOU SAMBAS INESQUECÍVEIS, TIRANDO DO ANONIMATO SAMBISTAS DE MÃO CHEIA. HOJE, JOÃO GILBERTO E A BOSSA NOVA, SÃO REVERENCIADOS NO MUNDO INTEIRO, REVERENCIADOS MUITO MAIS NO MUNDO INTEIRO DO QUE QUE NO BRASIL, ONDE A BOSSA NOVA NASCEU E SE CRIOU. E PORQUE?
PORQUE A SOCIEDADE, BRANCA, ELITISTA, ZONA SUL, QUE NÃO SUBIA O MORRO, SE ESQUECEU DO PRINCIPAL, SE ESQUECEU DO POVO, DO POVO QUE PARIU O SAMBA LÁ NOS MORROS, DO POVO QUE CARREGOU LATA D´ÁGUA NA CABEÇA E NESSE DESEQUILIBRIO DE CARREGAR LATAS, SUBINDO E DESCENDO O MORRO, O REQUEBRADO DO SAMBISTA SE APRIMOROU E A BOSSA NOVA FICOU RESTRITA AO SEU GUETO, ENCASTELADA NOS APARTAMENTOS DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO E DAS ZONAS MAIS ELITIZADAS DAS OUTRAS CIDADES DO PAÍS.
EM CONTRA PARTIDA, POIS A TODA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO, O POVO LHE VIROU AS COSTAS E O PRECONCEITO, GANHOU MÃO DUPLA, SEPARANDO IRMÃOS, SAMBISTAS E BOSSANOVISTAS, FILHOS DA MESMA MÃE, A MÃE AFRICA. E ISSO ERA TUDO QUE O POETA VINÍCIUS DE MORAES NÃO QUERIA, QUANDO ESCREVEU LÁ ATRÁS, O AMOR DE ORFEU POR EURÍDICE, EM UM MORRO CARIOCA.
AO SE ESQUECER E NEGAR AS SUAS ORIGENS, A BOSSA NOVA TEM ENTÃO O QUE MERECE, O ESQUECIMENTO DO SEU POVO, CHEGANDO AO PONTO DE NO RIO DE JANEIRO, ONDE ELA NASCEU PELAS MÃOS DE CARIOCAS E BAIANOS, TER APENAS UMA CASA ESPECIALIZADA EM BOSSA NOVA, LOCALIZADA NA ZONA DE CONFORTO DE IPANEMA, MAS QUE VIVE CADA VEZ MAIS ÀS MOSCAS, E QUE IRONICAMENTE LEVA O NOME DAQUELE QUE TENTOU UNIR, INÚTILMENTE, O MORRO AO ASFALTO, DOIS IRMÃOS, QUE NUNCA VÃO CAMINHAR DE MÃOS DADAS. A BOSSA NOVA TEM O QUE MERECE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário