Os jesuítas são padres da Igreja Católica que fazem parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza. (www.suapesquisa.com)
A minha experiência pessoal com os padres jesuítas, começa a partir daí, quando Tomé de Souza funda a cidade de São Salvador da Bahia, onde nascí, me criei e estudei durante toda a minha vida, no Colégio Antônio Vieira, fundado pelos padres da Companhia de Jesus. Eles são excelentes e rigorosos educadores, ao ponto de estudar no Antonio Vieira, ser na minha época, praticamente uma garantia de ingressar na universidade. Eu por exemplo prestei três vestibulares e passei nos três, não que eu tenha sido um aluno aplicado, mas porque tive os melhores professores que se podia ter. Os Jesuítas também são excelentes desportistas e vem daquela época a minha paixão por esportes e especialmente por futebol, e em minha opinião, eles fazem um trabalho de evangelização forte e o seu trabalho social, voltado para os menos favorecidos, é simplesmente fantástico.
Portanto a escolha de um Jesuíta, para dirigir a Igreja católica, no momento em que ela passa por sérios problemas de credibilidade, com perda cada vez mais crescente de fiéis, não foi à toa. O Papa Francisco já deu sinais evidentes, que vem para retomar o trabalho de evangelização que se perdeu com a morte do Papa João Paulo II, e resgatar a boa imagem de uma Igreja abalada por escândalos de toda ordem. O Papa Francisco, como bom Jesuíta, não vai passar a mão na cabeça de quem não seguir, dentro da sua Igreja, as leis de Deus e de Jesus Cristo. Que o Espírito Santo o ilumine.
2 comentários:
Reforçado suas ponderações,os jesuítas sempre foram o contraponto da Igreja católica,quando da ditadura eram os que agiam com mais sabedoria,no enfrentamento,orientando-nos para a preparação politica social desarmada e assim reformando as consciencias.Nós somos os privilegiados em conviver com eles.
Francisco está trazendo de volta o rebanho desgarrado. Eu estou com ele.
Postar um comentário