sábado, 30 de novembro de 2013

TODO BAIXINHO É UM BAMBA

Eu sou muito fã dos baixinhos, a começar por mim e por meu pai que tinha 1,58 de altura. Participando de uma sarau na semana passada, conheci um jovem compositor baixinho, que me convidou para fazer um samba com ele e eu sugeri o tema dos baixinhos. Imediatamente fiz a letra e mandei prá ele, mas em mim geralmente, quando a letra baixa, a melodia vem junto. Resisti, esperei pelo parceiro não mais do que uma semana, até que a melodia se avolumou e tomou conta de tudo. E eu fiquei sem parceiro para este samba que é dedicado a todos aqueles que tem menos de 1,70 e que são bons em tudo, ou em quase tudo. Foi assim que nasceu, filho de pai solteiro, "Todo baixinho é um bamba". Porque realmente somos, sorry.
https://soundcloud.com/ricco-duarte/todo-baixinho-um-bamba
TODO BAIXINHO É UM BAMBA
(letra e música de Ricco Duarte) 
TRAGO COMIGO OS MELHORES PERFUMES / MAS TAMBÉM OS PIORES VENENOS / PRA PERFUMAR O MELHOR DA VIDA / E ESPANTAR O QUE NÃO FOR PLENO / JÁ QUE NÃO SOU O MAIOR / VOU  ME VIRANDO NOS TRINTA / SE TAMANHO É DOCUMENTO / CHEGUE MAIS PERTO E SINTA.
TODO BAIXINHO É MARRENTO / NÃO LEVA DESAFORO PRÁ CASA / CHUTA, DRIBLA, CABECEIA / SER BAIXINHO É SER CHEIO DE GRAÇA / QUE O DIGA CHARLES CHAPLIN / GRANDE OTELO E SANTOS DUMONT /  QUANDO A EMBALAGEM É PEQUENA / O CONTEÚDO É BOM
BOM DE BOLA / BOM DE BRIGA /  BOM DE SAMBA / BOM DE BOCA / BOM DE PAPO / BOM NA CAMA / TODO BAIXINHO É UM BAMBA / PERGUNTE PRA SUA MULHER / QUANDO ELE CHEGA JUNTO / VOCÊ DÁ NO PÉ.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O MEU OLHAR NO TEU


Fui pousar o meu olhar no teu
e agora vivo assim
falando sózinho
sorriso no canto da boca
coração em festa
dizendo o teu nome baixinho
para que eu não me esqueça
que fiquei desengonçado
refém do teu samba 
descompassado
só porque sem querer
pousei distraídamente
o meu olhar no teu.
(Ricco Duarte)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O ESTADO DE POBREZA, SEGUNDO DEEPAK CHOPRA


"A ausência de respeito, cortesia, boas maneiras ou admiração, cria um estado de pobreza, não importa quanto dinheiro se possui." 
(Deepak Chopra)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A MACONHA ESTÁ BÊBADA


Encontrei na Feira Grátis da Gratidão, quarta passada no Leme, "A maconha está bêbada". Calma apressadinhos, este é o título do livro do jornalista, escritor, crítico de música e letrista, Marcio Paschoal, uma bem humorada seleção de crônicas publicadas no Jornal do Brasil, Jornal das Gravadoras, Revista Música Brasileira e nos sites Crônicas Cariocas, Alô Música e outros. Publicada pela Editora Mirabolante, com apresentação da Rogéria, musa inspiradora de uma das crônicas, "a maconha do Marcio Paschoal" tem me divertido desde então. Como na Feira Grátis é tudo de graça mesmo, eu tive a sorte de encontrar esse achado de livro, mas que deve estar nas boas bocas (ops) digo, boas casas do ramo, ou pelo site da editora (www.mirabolante.com.br), cujo telefone é (21) 2285 6318. A viagem é boa e a diversão garantida.

sábado, 23 de novembro de 2013

SARAU NÓS DE CABRÁLIA


Eles fazem música popular brasileira de boa qualidade e se encontraram, a maioria deles, no projeto "Porto Aberto", criado pela compositora e cantora Magali. Daí surgiu uma paixão mútua e eles criaram este sarau, que se reúne a cada 15 dias, no Forest Hostel em Santa Teresa, a partir das 20 horas, inteiramente grátis. Ontem eu escutei e curti a música de Elisa Fernandes, Paulinho Thomas, David Alfredo, Daniel Delavusca, Pedro Sol, Romulo Ferreira e Tuninho do Roque. É música singular no plural. Como são muito jovens, falta no entanto, desatar os muitos nós.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SUJEITO A MULTA E REBOQUE


Ele está sujeito 
a multa e reboque
dormindo na porta
da garagem
e como não há 
quem se importe com ele
o melhor mesmo 
é seguir viagem
dinheiro não tem
emprego também
se foi a escola
quem se importa?
casa não tem
sonhos também
mas está dormindo
na sua porta
sujeito a multa e reboque
se não tiver como pagar a multa
que pague com a morte.

(Ricco Duarte)



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A CONSCIÊNCIA NEGRA


A consciência negra 
segue atormentada
tendo na memória
ecoando pelos ares
o grito surdo 
das chibatadas 
das senzalas 
dos Palmares
a negra consciência
ainda segue zumbi
lutando aqui e ali
negra e consciente
cheia de vontades
até que um dia 
quem sabe
seja livre de verdade.
(Ricco Duarte)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O DEVER DE CASA, SEGUNDO MARIO QUINTANA


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
(Mario Quintana)

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A PEDRA

"O distraído, nela tropeçou,
o bruto a usou como projétil,
o empreendedor, usando-a construiu,
o campônio, cansado da lida,
dela fez assento.
Para os meninos foi brinquedo,
Drummond a poetizou,
Davi matou Golias...
Por fim;
o artista concebeu a mais bela escultura.
Em todos os casos,
a diferença não era a pedra.
Mas o homem." 
(Antonio Pereira)

(http://www.aponarte.com.br/2007/08/pedra.html)

domingo, 17 de novembro de 2013

FEIRA GRÁTIS DA GRATIDÃO


A Feira Grátis da Gratidão, é uma feira intinerante que acontece em praças públicas do mundo inteiro. Aqui no Rio de janeiro começou a acontecer há dois anos atrás, e o objetivo é reunir e fazer amigos para celebrar a vida e a graça de estar vivo, sempre abolindo a ilusão da escassez. Para participar basta aparecer e se quiser, levar aquilo que você tem casa e não lhe serve mais, mas que pode ser aproveitado por outra pessoa. Não se troca nem se vende nada, você doa o que não lhe serve e pode encontrar algo de que estava precisando, inclusive música ao vivo, massagens, serviços de manicure, gente contando histórias e um altíssimo astral, tudo inteiramente grátis. A próxima edição da feira acontece  hoje, domingo, a partir das 13:00, Praça Almirante Julio de Noronha, no final da praia do Leme. Participe, saia da toca e troque amor, é grátis.
http://www.youtube.com/watch?v=rx4e-bPrzAs
http://www.youtube.com/watch?v=k_UmfMYzNfk

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

VIVA O CRUZEIRO, O BRILHANTE CAMPEÃO BRASILEIRO


Faltam ainda quatro rodadas para o brasileirão acabar, mas o Cruzeiro não quis conversa e sapecou três a um no Vitória, em pleno Barradão, confirmando o título antecipado de tri campeão brasileiro. Em campanha espetacular, o clube mineiro liderou o campeonato de ponta a ponta, cujo elenco, que mesmo sem grandes estrelas, mostrou um futebol vibrante, que até o dia de hoje, em 34 jogos, marcou 72 gols, sofreu apenas 30 e está 16 pontos a frente do segundo colocado. Agora é comemorar e cumprir o restante da tabela. Viva o Cruzeiro, o brilhante campeão brasileiro.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O LEME DO MEU CORAÇÃO


O telefone tocou, eu atendi e do outro lado alguém me perguntou se eu poderia substituir um músico, que havia faltado no Vinícius bar em Ipanema,  casa que foi a minha escola de música e da noite, nos anos noventa, quando eu era o músico residente. Disse que sim e fui substituir contente. Depois da função, resolvi visitar um amigo ali perto, gerente de um outro bar. Quando cheguei lá, dei de cara com um senhor que depois de alguns minutos me observando, perguntou se eu não era o autor de um samba sobre o Ari Barroso, que sinceramente não me lembro mais, e depois o senhor, que se apresentou como Pedro, foi desfiando uma série de fatos da minha vida profissional, como o famoso samba que concorreu no carnaval de 15 anos atrás no bloco do bairro, e que segundo ele, eu fui descaradamente roubado. O bairro era o Leme, o melhor e mais tranquilo bairro do Rio, um oásis de tranquilidade que fica ao final de Copacabana, onde morei por quatro inesquecíveis anos e, que este senhor, me trouxe à tona com riqueza de detalhes. O samba que segundo ele foi garfado, ao contrário do samba do Ari, me veio à cabeça de imediato, impressionado que eu fiquei com aquele reconhecimento, pois apesar dos anos de estrada, eu nunca tinha sido reconhecido por ser autor de coisa alguma. 
Relembramos histórias maravilhosas, que fomos desfiando e nos divertindo, pois o cara, sabia mesmo da minha vida, dentro e fora do Leme. Voltei prá casa feliz, emocionado mesmo, pensando em como a vida nos surpreende, exatamente quando não esperamos nada dela. Hoje, quinze anos depois, posso dizer com segurança, que aqueles anos no Leme foram os melhores da minha vida, e o samba, que na verdade era um declaração de amor ao bairro, peço a licença para reproduzir aqui apenas a letra, já que ele nunca foi gravado, como tantas outras canções que eu cometi e, que se perderam por aí, mas que depois desse encontro com Pedro, eu tenho a certeza de que algumas, ainda devem estar vivas na memória de alguém.


"NAVEGUEI NAS ÁGUAS DO MEU RIO DE JANEIRO / E ENCONTREI UM CANTO PRA VIVER O ANO INTEIRO / QUERO UM CHOPP BEM GELADO / QUERO CONVERSAR FIADO / OUVIR ESTÓRIAS DE PESCADOR / QUERO SAMBAR DO TEU LADO / FAZER DE CONTA QUE SOU TEU AMOR / NA ISABEL EU TE CONHECÍ / NA GUSTAVO SAMPAIO TE PAQUEREI / NA ANCHIETA EU ME PERDÍ / NO CHAPÉU MANGUEIRA TE REENCONTREI / EU VOU PRA BEIRA DO MAR / VOU PEDIR PRA IEMANJÁ PROTEÇÃO / PARA ENCONTRAR NO MEU BEM VOLTO JÁ / O LEME DO MEU CORAÇÃO"

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

LUIZ PENIDO, UMA HISTÓRIA DE PERSISTÊNCIA E CONFIANÇA


Em mais um edição do projeto "Sim, gosto de rádio", realizado no auditório do Sistema Globo de rádio, nesta terça feira, o repórter Fabio Azevedo entrevistou o aclamado locutor esportivo Luiz Penido, que contou para uma platéia composta por ouvintes, funcionários da Rádio Globo e ex alunos da Escola de rádio, histórias da sua vida profissional, dando a todos, uma verdadeira lição de persistência e confiança. Com mais de 40 anos no jornalismo esportivo brasileiro, Luiz Penido é hoje, ao lado de Edson Mauro e José Carlos Araújo, um dos maiores locutores esportivos do Brasil, que além de ser um profissional de alta qualidade, é um ser humano exemplar,  pois desde os seus onze anos de idade, quando se decidiu que seria locutor esportivo, confiou e acreditou no seu sonho, construindo uma história de sucesso sensacional. Obrigado Penido!

sábado, 2 de novembro de 2013

O QUE OS MORTOS DEIXA PARA OS VIVOS


No dia de finados, me veio à memória um ditado popular, que vem bem a calhar neste dia:
"HERANÇA, É O QUE OS MORTOS DEIXA, PARA QUE OS VIVOS SE MATEM"

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O SEGREDO DA SAÚDE, SEGUNDO BUDA



"O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente, o presente"
(Buda)