E com esse poema da poeta portuguesa Natália Correia A substância louca se despede de 2010, desejando a todos os meus 46 leitores um ótimo apetite em 2011.
"SENHORES SOU UM POETA
UM MULTIPÉTALO
UM UIVO
UM DEFEITO
E ANDO COM UMA CAMISA DE VENTO
AO CONTRÁRIO DO ESQUELETO
SOU UM INSTANTÂNEO DAS COISAS
APANHADAS EM DELITO DE PAIXÃO
SOU UMA IMPRUDÊNCIA A MESA POSTA
DE UM VERSO QUE EU POSSA ESCREVER
OH SUBALIMENTADOS DO SONHO
A POESIA É PARA COMER "
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
FELIZ DIA DO NHOQUE DA FORTUNA
Hoje é o último dia 29 do ano e segundo reza a lenda, comer nhoque a cada dia 29 traz fortuna e prosperidade. Pelo sim pelo não, não custa nada tentar. Eu nunca fiquei rico até agora, a não ser no nome, e com dois "cês", mas em compensação, o que eu acumulei de riqueza na minha vida é inconfessável (rsrs). Existem tantas versões para surgimento dessa lenda, quanto para o número de receitas desse saboroso prato da culinária italiana. A versão mais popular conta que um casal de velhinhos, em Truli, no norte da Itália, serviu um prato de nhoque a um mendigo, e este agradecido desejou fortuna e prosperidade para o casal. Quando o mendigo foi embora o casal de velhinhos encontrou sobre a mesa um monte de moedas e nunca mais lhes faltou dinheiro pelo resto de suas vidas. Feliz dia do nhoque da fortuna e boa sorte a todos.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
HOJE NÃO TEM POESIA
Por Ricco Duarte
HOJE NÃO TEM POESIA
LOGO CEDO
LEVEI UMA BOFETADA DO ESPELHO
DEPOIS DO SUSTO
ME OLHEI COM MEDO
FOI COMO SE EU TIVESSE ACORDADO
CINQUENTA ANOS MAIS TARDE
A PELE DERRETIDA
OLHOS FUNDOS
PAPADAS
VINCOS POR TODO LADO.
FOI COMO SE EU TIVESSE SIDO
ENTERRADO VIVO
ESQUECIDO POR PARENTES E AMIGOS
SEM NINGUÉM
PARA ATENDER AO MEU CHAMADO.
HOJE NÃO TEM POESIA
A CAIXA DE ENTRADA
DO MEU CORREIO ELETRONICO
ESTÁ VAZIA.
HOJE NÃO TEM POESIA
LOGO CEDO
LEVEI UMA BOFETADA DO ESPELHO
DEPOIS DO SUSTO
ME OLHEI COM MEDO
FOI COMO SE EU TIVESSE ACORDADO
CINQUENTA ANOS MAIS TARDE
A PELE DERRETIDA
OLHOS FUNDOS
PAPADAS
VINCOS POR TODO LADO.
FOI COMO SE EU TIVESSE SIDO
ENTERRADO VIVO
ESQUECIDO POR PARENTES E AMIGOS
SEM NINGUÉM
PARA ATENDER AO MEU CHAMADO.
HOJE NÃO TEM POESIA
A CAIXA DE ENTRADA
DO MEU CORREIO ELETRONICO
ESTÁ VAZIA.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
A AMÉRICA É UMA TERRA BOA...
Por Ricco Duarte
Fora terem nos matado de fome
Fora sermos todos tratados como suspeitos e criminosos
Fora as revistas incomodas e invasivas em aeroportos e navios
Fora a arrogância
Fora a ignorância
Fora o medo e a falta de sossego
Fora não conhecerem sequer o mapa do planeta
Fora a comida de merda que comem
Fora a obesidade porque comem comida de merda
Fora pensarem que são os donos do mundo
Fora as bombas que mataram milhões de inocentes
Fora os Bush
Fora os republicanos
Fora isso e aquilo
A América é uma terra boa...
Fora terem nos matado de fome
Fora sermos todos tratados como suspeitos e criminosos
Fora as revistas incomodas e invasivas em aeroportos e navios
Fora a arrogância
Fora a ignorância
Fora o medo e a falta de sossego
Fora não conhecerem sequer o mapa do planeta
Fora a comida de merda que comem
Fora a obesidade porque comem comida de merda
Fora pensarem que são os donos do mundo
Fora as bombas que mataram milhões de inocentes
Fora os Bush
Fora os republicanos
Fora isso e aquilo
A América é uma terra boa...
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
JENNY CHI E ANDRÉ SIQUEIRA LIVE IN RIO
No início de 2009 eu tive a oportunidade de ser o diretor musical daquela que seria a mais nova casa noturna de sucesso do Rio de janeiro, o Bossa Lounge, no Leme. Infelizmente, a péssima administração dos seus proprietários, puseram fim a um projeto promissor, seis meses depois. Mas o importante é que nos pouco mais de três meses que eu trabalhei duro para manter o bom nível da programação musical da casa, eu consegui colocar em cartaz boas atrações como a maravilhosa cantora suiça Jenny Chi, acompanhada pelo não menos maravilhoso violonista André Siqueira, com a participação super especial do saxofonista Carlos Malta (foto ao lado). O shows foram gravados pelo produtor italiano Fabrizio de Francesco e agora saiu em cd, "Jenny Chi e André Siqueira live in Rio", que para minha grande alegria chegou ontem em minhas mãos, em Miami. Assim como os shows, o cd é delicioso. No repertório, pérolas da bossa nova e da mpb, interpretadas delicadamente pela voz suave da Jenny, realçadas pelo pelos arranjos geniais do André, que eu considero o maior violonista brasileiro da atualidade, virtuoso do instrumento aos 26 anos de idade. Carlos Malta dispensa comentários, é o maior do Brasil e ponto. Enquanto não chega as lojas no Brasil, voces podem encomendar o cd através do site da Jenny (www.jennychi.ch). Vida longa portanto aos que fazem a boa música brasileira se espalhar pelo mundo. Vida longa e sucesso eterno a Jenny Chi e André Siqueira live in Rio.
domingo, 19 de dezembro de 2010
BARAKA
"BENÇÃO" EM DIVERSAS LÍNGUAS OU "SOPRO DE VIDA" EM SUFI, BARAKA É UM FILME/DOCUMENTÁRIO AMERICANO, DE 1992, DIRIGIDO POR RON FRICKE, QUE NÃO USA PALAVRAS OU ATORES, APENAS IMAGENS, IMPACTANTES, COMOVENTES, INESPERADAS, CHOCANTES. A PRIMEIRA VEZ QUE EU ASSISTI A ESTE FILME FOI A DOIS ANOS, NA CASA DE AMIGOS EM SALVADOR, NA BAHIA. AGORA A BORDO DO LIBERTY, TIVE A OPORTUNIDADE DE REVER, DIVERSAS VEZES E ELE CONTINUA ME CAUSANDO A MESMA FORTE IMPRESSÃO DA PRIMEIRA VEZ. FILMADO EM 23 PAÍSES, COM UMA TRILHA SONORA DE ARREPIAR, BARAKA FUNDAMENTALMENTE, MOSTRA TODA A GRANDEZA E ESTUPIDEZ DA HUMANIDADE. NESTA ÉPOCA NATALINA, ONDE OS SERES HUMANOS COSTUMAM SE TORNAR OPORTUNAMENTE BONZINHOS, VALE A PENA IR A LOCADORA MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA E ALUGAR BARAKA. VAI SER UMA BENÇÃO NA SUA VIDA.
sábado, 18 de dezembro de 2010
O MAL VIBRADO BRILLIANCE OF THE SEAS
Eu quase morri naquele navio, vitima de apendicite. Ali tambem escutei historias de assassinatos, suicidios e outras baixarias que me fizeram crer que o Brilliance of the seas 'e um navio mal vibrado. Agora, na costa do Egito, chegando em Alexandria, o navio enfrentou fortes ondas que o fizeram inclinar 42 graus e ferir mais de cem passageiros. Como sempre, o numero de tripulantes feridos nao foi informado, pois para esta empresa, tripulantes, que por acaso tambem sao seres humanos, sao apenas numeros e nada mais.
Segundo relato do presidente da empresa, as avarias que o navio sofreu foram rapidamente consertadas, a tempo de que os passageiros do cruzeiro seguinte nao pudessem perceber. Nao duvido, pois a Royal Caribbean 'e poderosa, mas que o Brilliance 'e mal vibrado, isso eu tambem nao tenho duvidas.
Abaixo, o relato em ingles da USA TODAY.
By Gene Sloan, USA TODAY
Industry watcher Seatrade Insider today is reporting that more than 100 passengers were injured in this week's rolling incident aboard Royal Caribbean's Brilliance of the Seas.
The number is notably higher than the initial estimate of 30 injuries given out by the line in the wake of Sunday's event and the revised estimate of 60 injuries cited by the line later in the week.
As has been widely reported this week, the 2,100-passenger Brilliance of the Seas rolled sharply early Sunday after being caught in unexpectedly rough seas and hurricane-force winds as it approached Alexandria, Egypt in what the line has called a serious incident. The side-to-side swaying knocked over passengers, threw furniture across rooms and broke glass throughout the ship.
RELATED: Captain of storm-tossed ship calls incident 'horrific'
ALSO ONLINE: Cruise canceled after ship damaged in Antarctica
In a statement earlier this week, the line said the ship experienced extreme conditions, including heavy seas and 70 knot winds, that were nearly double what had been forecast.
While the ship suffered some damage during the event, Royal Caribbean has said it was cosmetic in nature and there was no impact to the ship's operating systems, engines or sea-worthiness. In a blog post on Wednesday, Royal Caribbean CEO Adam Goldstein said repairs have been taking place so quickly that passengers boarding the vessel today for its next voyage will find all of the ship's features fully available.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
TRI CAMPEÃO DO BRASIL
DEPOIS DE LONGA BATALHA PARA TER RECONHECIDO O TÍTULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO EM 1970, O FLUMINENSE FINALMENTE CONSEGUIU E NA SEMANA QUE VEM, A CBF OFICIALIZARÁ O TÍTULO DE SETENTA, QUANDO O TRICOLOR GANHOU O TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA OU TAÇA DE PRATA, QUE EQUIVALIA AO CAMPEONATO BRASILEIRO. TAMBÉM FORAM RECONHECIDOS OS TÍTULOS DE SANTOS, PALMEIRAS, CRUZEIRO, BAHIA E BOTAFOGO POR TEREM VENCIDO A TAÇA BRASIL NOS ANOS CINQUENTA E SESSENTA E QUE ERA O ÚNICO TORNEIO DE AMBITO NACIONAL DA ÉPOCA, DISPUTADO PELOS CAMPEÕES ESTADUAIS. COM ISSO SANTOS E PALMEIRAS PASSAM A SER OS CLUBES COM MAIOR NÚMERO DE TÍTULOS NACIONAIS, OITO CADA UM, E O FLUMINENSE PASSA A SER AGORA "TRI CAMPEÃO DO BRASIL".
domingo, 12 de dezembro de 2010
GOLFINHOS!
Com certeza foi com ''Flíper'', aquele golfinho do seriado de TV dos anos sessenta, que começou a minha paixão pelos golfinhos. Docéis, sociáveis, divertidos e extremamente inteligentes, os golfinhos são apaixonantes. Depois que comecei a trabalhar nos navios, navegando pelo mundo, foi que eu tive a oportunidade de vê-los pela primeira vez, ao vivo e a cores, no início dos anos dois mil. Já tive a oportunidade de nadar e brincar com eles em um parque no México e é sempre uma alegria revê-los em pequenos grupos, acompanhando as embarcações por esses mares de meu Deus. Em cativeiro eles podem viver em média, por até 50 anos, mas infelizmente essa média de vida pode ser abreviada, devido a pesca predatória e a irresponsabilidade dos humanos.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
KENNY JAMES, O ASTRO DOS MARES
ELE É UM ARTISTA COMPLETO. CANTA, DANÇA E PINTA, LITERALMENTE, O SETE, POIS ALÉM DA SUA IMENSA ENERGIA NO PALCO, KENNY JAMES É TAMBÉM UM ARTISTA PLASTICO DE MÃO CHEIA(www.kennyjamesart.com).
NOS CONHECEMOS EM 2002, QUANDO ESTÁVAMOS A BORDO DO RHAPSODY OF THE SEAS E É SEMPRE UM PRAZER REENCONTRA-LO E DESFRUTAR DA SUA ENERGIA CONTAGIANTE E DA SUA VOZ MARAVILHOSA. O MEU AMIGO KENNY JAMES, É O ASTRO DOS MARES.
HE IS ONE OF THE GREATEST SINGERS I EVER SEEN. HE SINGS, DANCES, AND ALSO HE IS A FINE PAINTER WHO PAINTING IN DIFFERENT MEDIAS, FROM ACRYLICS TO PASTELS TO WOODBLOCK CUTS(http://www.kennyjamesart.com/).
WE MET EACH OTHER IN 2002 WHEN WE WERE ON BOARD OF THE RHAPSODY OF THE SEAS AND FROM THERE AND THEN, IS ALWAYS A GREAT JOY TO MEET JAMES AGAIN AND AGAIN AND HAVE THE PRIVILEGE TO WATCHING HIS PERFORMANCES, FULL OF ENERGY, ON BOARD OF THE ROYAL CARIBBEAN CRUISE SHIPS. MY FRIEND KENNY JAMES IS THE STAR OF THE SEAS!
HE IS ONE OF THE GREATEST SINGERS I EVER SEEN. HE SINGS, DANCES, AND ALSO HE IS A FINE PAINTER WHO PAINTING IN DIFFERENT MEDIAS, FROM ACRYLICS TO PASTELS TO WOODBLOCK CUTS(http://www.kennyjamesart.com/).
WE MET EACH OTHER IN 2002 WHEN WE WERE ON BOARD OF THE RHAPSODY OF THE SEAS AND FROM THERE AND THEN, IS ALWAYS A GREAT JOY TO MEET JAMES AGAIN AND AGAIN AND HAVE THE PRIVILEGE TO WATCHING HIS PERFORMANCES, FULL OF ENERGY, ON BOARD OF THE ROYAL CARIBBEAN CRUISE SHIPS. MY FRIEND KENNY JAMES IS THE STAR OF THE SEAS!
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
O TEMPO E O PLACAR
COM A ALMA LAVADA DE LAGRIMAS, DE VINHO E DE ALEGRIA, AGRADECIDO, REPRODUZO AQUI A CRONICA QUE ME FOI ENVIADA PELO MEU AMIGO, ESCRITOR, JORNALISTA, RODRIGUIANO E VASCAINO, VINICIUS FAUSTINI, SER HUMANO DA MAIOR GRANDEZA E QUALIDADE.
domingo, 5 de dezembro de 2010
Fluminense, épico em 38 atos
FLUMINENSE, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010
Reverência deste autor que vos escreve ao estilo de crônica do dramaturgo e torcedor do Fluminense NELSON RODRIGUES.
O coração tricolor se multiplicou por exatos 40.905 presentes no Engenhão. Corações Valentes, que saltaram pela boca aos 17 minutos do segundo tempo. No momento em que Emerson fez sua soberania de Sheik e sua qualidade de atacante superarem o arqueiro do Guarani. Goleiro também de nome Emerson, mas agora mero coadjuvante de um gol que mais tarde seria louvado como decisivo.
O clube tantas vezes campeão chegou a mais uma conquista. Para muitos, sua segunda. Mas para a torcida do Fluminense, tão empenhada em registrar sua história, a terceira conquista nacional - além dos títulos de 1984 e de 2010, o clube pleiteia o reconhecimento do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, de 1970, como título brasileiro (pois era no mesmo formato do Campeonato Brasileiro disputado a partir de 1971).
O Fluminense fascinou pela sua disciplina. Disciplina imposta pelo técnico Muricy Ramalho, que deu a um elenco cheio de estrelas o ímpeto digno de uma equipe vencedora. O Fluminense que dominou, em todos os setores do campo, com um futebol seguro defensivamente, veloz em seus contra-ataques e ferino quando estava cara a cara com os goleiros adversários. Um Fluminense que teve amor ao tricolor, amor simbolizado por Darío Conca, o grande líder que não se deixou abater e esteve presente nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
Salve o querido pavilhão! Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Eusébio e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Júlio César (Washington) e Conca; Emerson (Rodriguinho) e Fred (Fernando Bob). Pavilhão formado por outros tantos jogadores que vestiram sua camisa durante a competição - desde pratas-da-casa, como Fernando Henrique e Tartá, passando por medalhões como Belletti e Deco. A camisa com três cores que traduzem tradição. Que, mesmo com um elenco tão numeroso e cercado de talentos, encontrou a paz. Dela, surgiu a esperança, consolidada a cada vitória. A cada três pontos, que deixavam a equipe mais unida e forte.
Pelo esporte, várias pessoas tiraram e tirarão de seus armários a camisa tricolor. Ela, que tem o verde da esperança, numa espera que foi alcançada após um hiato de 26 anos entre a final contra o Vasco em 1984 e o jogo decisivo de 2010 contra o Guarani. Ela, que traz cor encarnada, com o sangue dado pelos jogadores que as arquibancadas definiram como "time de guerreiros". E que, depois do apito final de Carlos Eugênio Simon, passou a comemorar em harmonia, na harmonia de tom branco que define sua camisa como tricolor, a paz de chegar a um título justíssimo.
O sol do amanhã, como a luz de um refletor, brilhará com as três cores e os sorrisos de vários tricolores que começaram a comemorar no início da noite de domingo. Todos vibrando com a emoção de quem voltou a gritar "é campeão".
"O Fluminense nasceu com a vocação da eternidade. Tudo pode passar, mas o tricolor não passará jamais. Quem o diz é o óbvio ululante". (Nelson Rodrigues)
domingo, 5 de dezembro de 2010
Fluminense, épico em 38 atos
FLUMINENSE, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010
Reverência deste autor que vos escreve ao estilo de crônica do dramaturgo e torcedor do Fluminense NELSON RODRIGUES.
O coração tricolor se multiplicou por exatos 40.905 presentes no Engenhão. Corações Valentes, que saltaram pela boca aos 17 minutos do segundo tempo. No momento em que Emerson fez sua soberania de Sheik e sua qualidade de atacante superarem o arqueiro do Guarani. Goleiro também de nome Emerson, mas agora mero coadjuvante de um gol que mais tarde seria louvado como decisivo.
O clube tantas vezes campeão chegou a mais uma conquista. Para muitos, sua segunda. Mas para a torcida do Fluminense, tão empenhada em registrar sua história, a terceira conquista nacional - além dos títulos de 1984 e de 2010, o clube pleiteia o reconhecimento do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, de 1970, como título brasileiro (pois era no mesmo formato do Campeonato Brasileiro disputado a partir de 1971).
O Fluminense fascinou pela sua disciplina. Disciplina imposta pelo técnico Muricy Ramalho, que deu a um elenco cheio de estrelas o ímpeto digno de uma equipe vencedora. O Fluminense que dominou, em todos os setores do campo, com um futebol seguro defensivamente, veloz em seus contra-ataques e ferino quando estava cara a cara com os goleiros adversários. Um Fluminense que teve amor ao tricolor, amor simbolizado por Darío Conca, o grande líder que não se deixou abater e esteve presente nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
Salve o querido pavilhão! Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Eusébio e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Júlio César (Washington) e Conca; Emerson (Rodriguinho) e Fred (Fernando Bob). Pavilhão formado por outros tantos jogadores que vestiram sua camisa durante a competição - desde pratas-da-casa, como Fernando Henrique e Tartá, passando por medalhões como Belletti e Deco. A camisa com três cores que traduzem tradição. Que, mesmo com um elenco tão numeroso e cercado de talentos, encontrou a paz. Dela, surgiu a esperança, consolidada a cada vitória. A cada três pontos, que deixavam a equipe mais unida e forte.
Pelo esporte, várias pessoas tiraram e tirarão de seus armários a camisa tricolor. Ela, que tem o verde da esperança, numa espera que foi alcançada após um hiato de 26 anos entre a final contra o Vasco em 1984 e o jogo decisivo de 2010 contra o Guarani. Ela, que traz cor encarnada, com o sangue dado pelos jogadores que as arquibancadas definiram como "time de guerreiros". E que, depois do apito final de Carlos Eugênio Simon, passou a comemorar em harmonia, na harmonia de tom branco que define sua camisa como tricolor, a paz de chegar a um título justíssimo.
O sol do amanhã, como a luz de um refletor, brilhará com as três cores e os sorrisos de vários tricolores que começaram a comemorar no início da noite de domingo. Todos vibrando com a emoção de quem voltou a gritar "é campeão".
"O Fluminense nasceu com a vocação da eternidade. Tudo pode passar, mas o tricolor não passará jamais. Quem o diz é o óbvio ululante". (Nelson Rodrigues)
domingo, 5 de dezembro de 2010
VAMOS TORCER! VAMOS GANHAR!
DÁ-LHE FLUZÃO!
MEU GRANDE AMOR!
E POR VOCE A VIDA INTEIRA EU VOU CANTAR!
VAMOS TORCER! VAMOS GANHAR!
MEU GRANDE AMOR!
E POR VOCE A VIDA INTEIRA EU VOU CANTAR!
VAMOS TORCER! VAMOS GANHAR!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
SALVE O FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE DO MEU CORAÇÃO!
FALTAM APENAS DOIS DIAS PARA O CLUBE MAIS AMADO DO BRASIL, CONQUISTAR O TRI CAMPEONATO BRASILEIRO. UMA CAMPANHA SUADA, SOFRIDA, MAS QUE COM CERTEZA SERÁ PREMIADA COM A CONQUISTA MERECIDA DE UM TÍTULO QUE A TORCIDA MAIS BONITA DO MUNDO ESPERA POR LONGOS 26 ANOS E QUE TEVE EM DARIO CONCA, E EM MURICY RAMALHO OS SEUS GRANDES COMANDANTES. SALVE SALVE O MEU QUERIDO FLUMINENSE FUTEBOL CUBE DO MEU CORAÇÃO, SALVE!
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
SALVE O DIA DO SAMBA!
AO MESTRE COM CARINHO E A TODOS OS DISCÍPULOS
O MEU SALVE NO DIA DO SAMBA!
SALVE O DIA DO SAMBA!
Assinar:
Postagens (Atom)