segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013

"O SOL HÁ DE BRILHAR MAIS UMA VEZ
A LUZ HÁ DE CHEGAR AOS CORAÇÕES
DO MAL SERÁ QUEIMADA A SEMNTE
O AMOR SERÁ ETERNO NOVAMENTE"
(Nelson Cavaquinho)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

FERNANDA MONTENEGRO, UMA ATRIZ MAIÚSCULA


Mais um show de interpretação de Fernanda Montenegro, essa dádiva brasileira, que nos enche de alegria e orgulho a cada aparição, seja no cinema, no teatro ou na televisão. A noite passada, a Rede Globo exibiu o filme "Doce de mãe", uma estória divertida e comovente. E como se não bastasse a beleza do texto, magistralmente interpretado pela Fernanda e por todo elenco, lá pelo meio da trama, na cena em que Dona Picucha (personagem da Fernanda) encontra o personagem Jesus, os dois cantam um trecho de "Maiúsculo" uma pérola de Sergio Sampaio, que traduz bem o ofício de ser artista, cuja letra transcrevo abaixo, na íntegra. Viva Fernanda Montenegro! Vivam todas as Donas Picuchas espalhadas pelo mundo! Viva a vida!

Maiúsculo
(Sergio Sampaio)
Como é maiúsculo// O artista e a sua canção// Relação entre Deus e o músculo// Que faz poderosa a sua criação// Pensando bem é um mistério// Como é misterioso o coração. 
Como é minúsculo o olhar de quem vive no escuro// Um sujeito malvado e burro// Alguém machucado como não ter um bem// Não tem porém // Mas tem um tédio// Não ser vítima do assédio de ninguém.
Quase não dorme// Vive ao avesso// Medo conhece bem// Sem endereço// Como é que pode// Não fazer mal também.
Tenho meus vícios// Vivem dentro de mim esses bichos// São o pai e a mãe dos meus lixos//   
E às vezes me levam de mal a pior// Pergunto quem não sabe disso// Os momentos em que a vida não tem dó.
Solto os meus bichos// Pelas músicas quando me aflijo// Mas um homem sem esse feitiço// E sem um carinho a quem recorrer// Pode matar// Querer correr// Pois perdeu todo sentido de viver.
Quase não dorme// Vive ao avesso// Medo conhece bem// Sem endereço// Como é que pode// Não fazer mal também.
http://youtu.be/voNxeHYYw8o


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

DEUS CHAMOU DONA CANÔ


Matriarca de uma das famílias mais talentosas do planeta, Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, dois dos maiores artistas da música popular brasileira, e de mais seis filhos, deixou este mundo terreno aos 105 anos de idade e foi iluminar os céus, justo na noite de natal. Uma mulher forte, que criou uma família linda, unida e feliz.
Obrigado Dona Canô pelo seu legado e seu exemplo de amor à vida. Tenho certeza que a senhora aceitou feliz ao chamado de Deus. Missão cumprida.
(foto: Egi Santana/G1)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O MENOR PRESÉPIO DO MUNDO




O menor presépio do mundo, feito dentro da casca do ovo de codorna, eu encontrei na Costa Rica e trouxe para casa. O mundo é pequeno, a vida curta, sejamos pois, pelo menos, grandes em espírito. Feliz natal para todos.





sábado, 22 de dezembro de 2012

E O MUNDO NÃO SE ACABOU


Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disto a minha gente lá em casa começou a rezar
Até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disto nesta noite lá no morro não se fez batucada
Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando de aproveitar
Beijei a boca de quem não devia
Peguei na mão de quem não conhecia
Dancei um samba em traje de maiô
E o tal do mundo não se acabou
Peguei um gajo com quem não me dava
E perdoei a sua ingratidão
E festejando o acontecimento
Gastei com ele mais de quinhentão
Agora soube que o gajo anda
Dizendo coisa que não se passou
Ih, vai ter barulho e vai ter confusão
Porque o mundo não se acabou
(Assis Valente)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PALAVRAS DE SHAKESPEARE


"QUE AS TUAS PALAVRAS ILUSTREM TEU COMPORTAMENTO
E TEU COMPORTAMENTO TUAS PALAVRAS"
                                                                  
(William Shakespeare)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

domingo, 16 de dezembro de 2012

SALVE O CORINTHIANS!


A paixão pelo futebol é uma coisa que não se explica, se sente. O que move uma pessoa atravessar o planeta, gastar o que tem e o que não tem em passagens, camisetas, hospedagem, alimentação, etc, ou acordar as oito da manhã de domingo para acompanhar pela televisão a um evento, esportivo ou não?  Só o futebol, somente a paixão pelo seu time de coração, ou pelo futebol, é capaz disso. É um sentimento que transcende a tudo, onde não há barreiras e qualquer sacrifício é válido quando se trata de acompanhar o seu time de fé, o seu irmão camarada. A demonstração de fé  e confiança que os torcedores do Corinthians deram, invadindo o longíquo  Japão, foi de emocionar a todos aqueles que amam o futebol. Até aqueles que odeiam (sim, porque amor e ódio caminham juntos, lado a lado) se renderam a euforia da fiel alvi-negra, que agora pode bater no peito e gritar com orgulho, com o sorriso estampado no rosto, que é sim, bi-campeão mundial de clubes. Parabéns fiel! Salve o Corinthians! 

sábado, 15 de dezembro de 2012

PALAVRAS DE NISE DA SILVEIRA


"Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas."
(Nise da Silveira) 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A FALTA DE INSPIRAÇÃO DOS SAMBAS ENREDO DE 2013


Já vai longe o tempo em que os sambas de enredo das escolas de samba do Rio de janeiro ficavam na história. Em 2013 a coisa vai estar prá lá de chata, e a chatice já começa na escolha do enredo. No rastro dos enredos patrocinados vai ter escola que vai homenagear a super animada Coréia do sul e a cheia de molejo Alemanha, vai cair no samba da Unidos da Tijuca. A Mangueira vai homenagear Cuiabá e levará para a avenida o pior samba de todos os tempos, que já começa assim: "Dai-me inspiração oh pai!". O resto do samba faz jus a primeira sílaba da cidade homenageada. A Mocidade vai falar do Rock in Rio, a Imperatriz falará do Pará e até o "Pré sal" vai cair no samba lá na Grande Rio.  O cavalo também será homenageado, na Beija Flor, cujo o samba é uma repetição do que a escola sempre apresenta. 
A querida União da Ilha escolheu o melhor enredo, e homenageará Vinícius de Moraes no ano do centenário do poeta, mas o samba escolhido deve estar fazendo o Vinícius se revirar na tumba. A super simpática São Clemente, falará das novelas da Rede Globo e optou por juntar dois sambas concorrentes, o que resultou em uma parceria de sete compositores, coisa normal no mundo do samba. O curioso é que apesar de batido, o resultado final tem apelo popular e pode até funcionar na avenida. 
Salvam-se portanto os sambas da Vila Isabel, do Salgueiro e o  bonito samba da Portela. A Vila "canta o Brasil, celeiro do mundo" e a parceria de Martinho da Vila com Arlindo Cruz deu super certo, o samba ficou redondo e vai levantar a avenida. O meu Salgueiro trará o enredo "Fama" e o Marcelo Motta e parceiros acertaram a mão mais uma vez, com um samba cheio de suíngue, que se não chega a ser genial é pelo menos diferente da mesmice dos demais. A Portela fala de Madureira, terra de bambas e não poderia errar, Wanderley Monteiro e parceiros mandam "abrir a roda que chegou Madureira e a poeira já vai levantar".  Certamente um desses três sambas levará o Estandarte de ouro, mas ainda estão longe de entrar para história.

domingo, 9 de dezembro de 2012

SER DONO E SER ESCRAVO SEGUNDO FREUD



"O HOMEM É DONO DO QUE CALA
 E ESCRAVO DO QUE FALA.
 QUANDO PEDRO ME FALA DE PAULO, 
 SEI MAIS DE PEDRO QUE DE PAULO."
(Sigmund Freud)

sábado, 8 de dezembro de 2012

VIVA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!

"No dia oito de dezembro, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia e das mulheres parideiras como ela, Nicéa reunia as amigas, enchia a igreja de flores brancas e mandava rezar missa especial em homenagem a santa." 
(Trecho de "As filhas de Nicéa", http://asfilhasdenicea.blogspot.com)
Padroeira de Portugal e da Bahia, Nossa Senhora da Conceição teve em 1949, ano de fundação da cidade de São Salvador da Bahia, uma igreja erguida em sua homenagem por ordem do primeiro governador geral, Tomé de Souza, hoje Basílica da Conceição da praia, cuja festa se celebra todo dia 08 de dezembro. No candomblé é sincretizada pelo Orixá "Oxum", deusa da fortuna e da beleza e sua saudação é "orarêiê ô". festejemos pois o seu dia. Viva Nossa Senhora da Conceição! Orarêiê ô!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ASSIM FALOU OSCAR NIEMEYER


"Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião. O de camburão seria mais adequado."


 "Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores pra vocês usarem como PINICO."
(Oscar Niemeyer, 1907-2012)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

RAINHA DOS RAIOS, TEMPO BOM, TEMPO RUIM!


Hoje é o dia dedicado a Santa Bárbara, considerada a rainha dos raios, das tempestades, dos trovões e também padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos aqueles que trabalham com o fogo. No candomblé é sincretizada com o orixá Iansã ou Oiá, cuja a saudação é "Êparrêi Oiá."
Reza a lenda, que por ser muito bela ela foi encarcerada pelo pai em uma Torre, para evitar o assédio masculino. Ao rejeitar as crenças pagãs e aceitar a fé cristã, ela foi torturada e degolada pelo seu próprio pai. No ato da sua decaptação, trovões e raios ecoaram dos céus, e um raio atingiu o seu pai, matando-o instantaneamente. Por essa razão ela é considerada a rainha dos raios, que podem vir tanto em tempo bom, como em tempo ruim. Eparrêi Iansã!