O ditado popular é antigo e tão conhecido quanto o "agora é tarde Inês é morta". Mais uma vez se repete a velha história no país da impunidade, da roubalheira, da corrupção, do desrespeito a vida humana, onde se mata por sete reais e fica por isso mesmo. Agora que centenas de vidas foram perdidas e outras tantas continuam ainda em perigo de morte, depois do incêndio criminoso na boate em Santa Maria, chamando a atenção da mídia internacional, para o problema da segurança pública, no país que vai sediar eventos importantes como a Copa do mundo de futebol e os Jogos Olímpícos de 2016, agora e somente agora, é que as autoridades tupiniquins acordaram para vistoriar as casas noturnas e verificar a validade dos alvarás de funcionamento e as normas de segurança desses lugares. Agora é tarde e pelo menos, até o momento, 235 "Inêses" estão mortas. É bom que a sociedade fique de olho e marque em cima, todos os dias, para que as apurações não só na boate gaúcha, mas em todo esse imenso país, sejam justas e rigorosas, evitando assim, que fatos lamentáveis como o de domingo passado voltem a acontecer. Punição severa aos culpados. Punição severa para qualquer crime que seja cometido nesse gigante chamado Brasil, porque estamos cansados dessa história de que só fechamos a porta, depois que somos roubados.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
O BARATO SEMPRE SAI CARO
Segunda feira, geladeira vazia, preguiça de ir ao supermercado e de cozinhar. Então fui comer em um restaurante a quilo, na Marquês de Abrantes, no Flamengo, onde a comida geralmente é boa a barata. Mas hoje saíu cara. Olha só o que encontrei no tempero, um pedaço de plástico que deve ter sido usado para embrulhar sabe-se Deus o que. Bem, o nome do restaurante é "FAST FOOD CARIOCA", cujo dono ainda teve a petulância de me cobrar pelo que consumi. Está aí o troco.
domingo, 27 de janeiro de 2013
sábado, 26 de janeiro de 2013
AINDA SOBRE O CENTENÁRIO DE VINÍCIUS
Acabo de participar de um sarau na Estação das letras no Flamengo, onde um grupo de jovens atores recitou Vinícius magistralmente. A Estação estará também promovendo o curso especial "Para entender Vinícius" dias 28 e 30 de janeiro e o1 de fevereiro, das 19 as 21 horas.
Hoje a noite, a partir das 22 horas, na quadra da União da ilha do governador, ensaio com a presença da família "de Moraes", Toquinho, Carlos Lyra e Helô Pinheiro, a eterna garota de Ipanema. Saravá!
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
VIVA O MAESTRO TOM JOBIM!
No dia 25 de janeiro de 1927, nascia no Rio de janeiro, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que mais tarde viria se tornar o maior compositor popular brasileiro de todos os tempos, cuja obra é reverenciada no mundo inteiro. Tom Jobim, como ficou conhecido, escreveu centenas de canções, foi gravado por dezenas de artistas, teve inúmeros parceiros, sendo o poeta Vinícius de Moraes, o seu parceiro mais importante, com quem escreveu entre outros grandes sucessos, Garota de Ipanema, que hoje é a segunda canção mais executada no mundo. Viva o maestro Tom Jobim, para sempre viva!
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
domingo, 20 de janeiro de 2013
sábado, 19 de janeiro de 2013
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
O SANTO QUANDO NÃO BATE, ESPANCA!
"TEM GENTE QUE O MEU SANTO NÃO BATE.
E TEM GENTE QUE O MEU SANTO TEM VONTADE DE ESPANCAR"
E TEM GENTE QUE O MEU SANTO TEM VONTADE DE ESPANCAR"
(DITADO POPULAR)
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
domingo, 13 de janeiro de 2013
TRÊS REGRAS BÁSICAS DA VIDA
1- SE VOCÊ NÂO FOR ATRÁS DO QUE QUER, NUNCA VAI TER
2- SE VOCÊ NÃO PERGUNTAR, A RESPOSTA SERÁ SEMPRE NÃO
3- SE VOCÊ NÃO DER UM PASSO A FRENTE, NUNCA SAIRÁ DO LUGAR
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
PARA SEMPRE, VIVA!
Hoje, 10 de janeiro, completa 30 anos que o nosso pai nos deixou, aos 59 anos de idade. Em agradecimento a sua memória, reproduzo aqui uma crônica que escrevi há três anos, reafirmando de que aquele que vive em nossa memória, não morre jamais. Viva Eduardo Gomes Ribeiro Junior! Para sempre, viva!
CASA AUTO DOIS IRMÃOS
Numa das minhas recentes visitas a Salvador, passei ocasionalmente pela Rua Carlos Gomes e não pude deixar de me espantar, com aquela portinha onde funcionava a Casa Auto Dois Irmãos. Na minha lembrança de infância, aquela porta era enorme, onde funcionava uma grande empresa, que tinha nos fundos um escritório, entulhado de papéis, cadernos, livros caixa, canetas e um cofre grande, de ferro, onde eu imaginava estar guardada ali, uma grande fortuna.
A grande empresa era do meu pai, Seu Ribeiro, um comerciante de talento e um administrador notável, pois daquela portinha ele conseguiu produzir felicidade para muitas pessoas. Meu pai trabalhou de sol a sol, seis dias por semana, fazendo horas extra em casa, e ainda tinha tempo e imaginação para nos contar estórias da carochinha antes dormir. Era a sua hora do recreio por certo, pois muitas vezes ele adormecia antes de chegar ao final da estória, o que me deixava enfurecido. E assim foi, durante anos e anos. É claro que o valor do dinheiro mudou, que os tempos são outros, mas mesmo assim, ainda hoje, é impressionante como aquela portinha pôde abrir tantas outras portas.
Meu pai nos fez feliz quando nos contava estórias antes de ir prá cama. Fez feliz a sua mulher, nossa mãe, dando-lhe seis filhos saudáveis, e a deixando amparada com casa própria, carro e uma pensão descente para os padrões brasileiros. Nos fez feliz ao nos abrir as portas do melhor e mais caro colégio da cidade, onde quase todos nós estudamos até a universidade, e alguns de nós ainda terminamos os estudos em faculdades particulares, igualmente caras, pagas com o suor do trabalho daquele homem, que trabalhou, pelo que eu me lembro, sem férias, durante toda a sua vida. Sua felicidade portanto era o trabalho, pois através dele, ele pode também produzir felicidade para parentes e agregados, que sempre estavam a freqüentar e muitas vezes a morar na nossa casa, desfrutando da nossa comida, das nossas festas, da nossa hospitalidade.
Infelizmente ele não soube se impor como homem, chefe de família e provedor e por isso não teve o reconhecimento e o respeito que merecia. Morreu cedo, quando viu todo o seu esforço ir por água abaixo e ele resolveu desistir e se entregar. Eu, da minha parte, reconhecendo a minha ingratidão a um homem que nunca me disse não, e que a sua maneira, me amou, só posso aplaudir agradecido a sua memória, pela sua paciência, humildade, tenacidade e altruísmo, por ter produzido felicidade pra tanta gente, enquanto ele desfrutou de tão pouco, de tudo aquilo que ele construíu sozinho.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
MAIS QUE NUNCA É PRECISO CANTAR
"E NO ENTANTO É PRECISO CANTAR
MAIS QUE NUNCA É PRECISO CANTAR
É PRECISO CANTAR
E ALEGRAR A CIDADE"
(Vinícius de Moraes)
domingo, 6 de janeiro de 2013
VILA, CHÃO DA POESIA!
"De noite vai ter cantoria e está chegando o povo do samba
É a Vila, chão da poesia, celeiro de bamba."
(Martinho da Vila, Arlindo Cruz e parceiros)
Dizem que um bom samba é meio caminho andado para ganhar o carnaval. Pode ser, o certo é que só por esses versos, o samba da Vila Isabel já se credencia a ganhar o estandarte de ouro de melhor samba enredo de 2013. Bambas como Martinho e Arlindo se uniram e fizeram um samba que contagia e faz o povo sorrir. Ontem no ensaio de quadra da Vila Isabel, pude ver, salgueirenses, portelenses e torcedores de outras escolas, cantando a plenos pulmões esse samba feliz, que fala do Brasil rural, de forte identidade popular e que pode levar a escola de Vila Isabel a mais um título.
sábado, 5 de janeiro de 2013
BEGIN AGAIN
"Begin Again"
Helen Lowrie Marshall
Begin again - you can, you know.
Seek out a better way to go.
Forget the past - the past is dead,
And all tomorrow lies ahead!
There’s never a time too late to start
To bring to fruition that dream in your heart.
Begin again now, this minute, this day!
A new life is waiting - don’t wish it away!
(enviado pelo meu amigo Christopher Brown)
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)