sábado, 31 de julho de 2010
DARIO CONCA É O ORGULHO TRICOLOR!
TUDO BEM, ELE É ARGENTINO. VIVA A ARGENTINA QUE NOS DEU ESSE PEQUENO GENIO, A ALMA E O CORAÇÃO DO TRICOLOR CARIOCA. ESSE PEQUENO GRANDE ATLETA QUE COM SEUS PASSOS PRECISOS, SEUS DRIBLES DESCONCERTANTES, ENCHEM O CORAÇÃO DA MAIS BELA TORCIDA DO MUNDO DE ALEGRIA.
CONCA HOJE PASSOU DOS LIMITES. DRIBLOU, DEU PASSES NA MEDIDA, DEIXOU OS ATACANTES NA CARA DO GOL E SE NÃO O DERRUBASSEM NO LANCE DO TERCEIRO GOL, ELE ENTRARIA COM BOLA E TUDO POIS VEIO DRIBLANDO OS ATÔNITOS JOGADORES DO ATLÉTICO DO PARANÁ, QUASE DESDE O MEIO DO CAMPO E IRIA FAZER O GOL MAIS BONITO DA HISTÓRIA DO MARACANÃ. MAS O WASHINGTON ESTAVA ALI AO SEU LADO E COMO NUM PASSE DE MÁGICA, CAINDO, ELE PASSOU PARA O CORAÇÃO VALENTE, QUE MARCOU O SEU SEGUNDO GOL, OS DOIS, PASSES PRECISOS DO CONCA.
QUE JOGADOR É ESSE QUE NUNCA SE MACHUCA?
QUE JOGADOR É ESSE QUE PELO MENOS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS CARREGA O TIME E A TORCIDA NAS COSTAS, COM OS SEUS POUCO MAIS DE UM METRO E SESSENTA DE ALTURA E PURA GENIALIDADE?
QUE JOGADOR É ESSE QUE NOS ENCHE OS OLHOS DE FELICIDADE E QUE ME FAZ ESCREVER ESSE BLOG COM LETRAS MAIÚSCULAS?
ELE É UM JOGADOR MAIÚSCULO!
QUANDO ELE DESCEU AS ESCADAS PARA O VESTIÁRIO AO FINAL DE MAIS UMA EXIBIÇÃO DE GALA, EU AINDA CONSEGUI GRITAR, NA PRIMEIRA FILA DAS CADEIRAS AZUIS: CONCAAAAA VOCE É O MAIOR DE TODOS!
OBRIGADO ARGENTINA.
CONCA É NOSSO!
DARIO CONCA É O ORGULHO TRICOLOR!
O CEGO
NÃO É AQUELE QUE NÃO VÊ
MAS O QUE NÃO ENXERGA O LONGE
MESMO QUE O LONGE
ESTEJA DEBAIXO DO SEU NARIZ.
É O QUE ESTÁ PERDIDO NO TIROTEIO
O QUE NÃO SABE PORQUE AO MUNDO VEIO
O QUE FICA EM CIMA DO MURO
E NÃO SE DÁ AO MUNDO
É O QUE NA LUZ DO DIA
NÃO DÁ GRAÇAS
O QUE NÃO SORRIR DA PRÓPRIA DESGRAÇA
E AINDA ASSIM PENSA QUE PODE TUDO
MAS O QUE NÃO ENXERGA O LONGE
MESMO QUE O LONGE
ESTEJA DEBAIXO DO SEU NARIZ.
É O QUE ESTÁ PERDIDO NO TIROTEIO
O QUE NÃO SABE PORQUE AO MUNDO VEIO
O QUE FICA EM CIMA DO MURO
E NÃO SE DÁ AO MUNDO
É O QUE NA LUZ DO DIA
NÃO DÁ GRAÇAS
O QUE NÃO SORRIR DA PRÓPRIA DESGRAÇA
E AINDA ASSIM PENSA QUE PODE TUDO
terça-feira, 27 de julho de 2010
BRISA PREMIADA
É com uma ponta de corujice aguda que informo aos meus 46 bravos leitores, que a jovem e talentosa escritora Brisa Paim, minha sobrinha, filha de meu irmão Lula e de minha cunhada Angela, é finalista do premio São Paulo de literatura 2010, como melhor livro do ano. A obra em questão é "a morte de paula d", assim mesmo, em minúsculas, mas acreditem, é uma obra maior, com idéias maiúsculas e divertidas, para se ler de um só folêgo. Brisa Paim, que tem como ponto de referencia a organização caótica da escritora e poeta brasileira, Hilda Hilst, lança e autografa "a morte de paula d", no próximo dia 13 de agosto, as 20 horas, na vigésima primeira bienal internacional do livro de São Paulo-espaço café, no Anhembi.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
SEGURA ESSA MANO!
Pela primeira vez na história, que eu me lembre, um tecnico de futebol recusa um convite da CBF, para treinar a seleção brasileira. Em tempos de Ricardo Teixeira, ditador presidente do futebol brasileiro, há de se compreender os porques e de se louvar a atitude de homem com H, do tecnico tricolor carioca, Muricy Ramalho, que honrou a sua palavra e ficou no Fluminense. É lógico que tem muito mais angu debaixo desse caroço do que imagina a nossa vã filosofia esportiva. Já o tecnico que aceitou o cargo e que era a segunda opção, vai ter que segurar essa e começou fazendo-o muito bem, covocando alguns dos jogadores que o povo queria ver na Africa do sul e outros ilustres desconhecidos, para satisfazer o velho jogo de interesses da máfia que o capo do futebol auri verde comanda, os empresários do futebol. Como eu já havia dito aqui, iria ser muito chato para o futebol se o Brasil ganhasse a copa da Africa e também a próxima, que teremos a obrigação de ganhar. Agora, segura essa Mano! Até quando e quanto ele vai aguentar, só o tempo e o ditador da CBF poderá responder.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
NÃO VEJO NINGUÉM A NOSSA FRENTE
Reza a lenda que quando um time dirigido por Muricy Ramalho chega a liderança de uma competição, termina conquistando o campeonato. Hoje o Fluminense chegou a liderança do brasileirão derrotando o Cruzeiro no Maracanã e tomara que seja campeão, para alegria da nossa imensa e linda torcida. Uma torcida fiel, que sabe reconhecer os méritos daqueles que nos deram alegrias e nos tiraram do fundo do poço, como o técnico Cuca, hoje treinador cruzeirense, que foi ovacionado pela torcida tricolor, em um dos momentos mais emocionantes que eu já vivi no maracanã.
O Flu de hoje teve um adversário a altura, aguerrido, que nos deu um trabalhão danado e lutou até o fim, mas no final, apesar do time não ter feito uma grande partida, a vitória nos sorriu, mandou beijinhos e abraços e nós retribuimos com carinhos sem ter fim por esse time de guerreiros, afinal a liderança é nossa e eu não vejo ninguém a nossa frente.
terça-feira, 20 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
VAMOS CONTAR O BRASIL!
Começou hoje o treinamento dos mais de duzentos mil recenseadores que serão contratados temporariamente, sem carteira assinada, para contar o Brasil. Os futuros trabalhadores são de todas as idades e classes sociais, dos 18 aos 76 anos e claro, todos até aqui, desempregados. E ainda tem gente que acha que o desemprego no Brasil diminuiu e muito. Será que o censo vai confirmar esse dado mentiroso? Conta outra vai.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
ENQUANTO A BOLA ROLA O MUNDO GIRA
Ontem recomeçou o brasileirão 2010 e o Maracanã não fechou para as reformas da copa de 2014. Convenhamos, o maraca está lindo, passou por uma reforma total a menos de quatros anos e fora uns retoques aqui e ali para atender as exigências da Fifa, não precisa de reforma nenhuma. Ouvi dizer que o projeto promete botar abaixo o anel superior e construir uma lance único de arquibancadas. E lá vai o dinheiro do contribuinte para o ralo, ou melhor dizendo, para o bolso das empreiteiras e autoridades envolvidas nessa reforma absurda.
Depois do festival de beijinhos do Maradona em seus comandados antes, durante e depois dos jogos da Argentina, os portenhos saem na frente e são o primeiro país da américa do sul a aprovar a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Aplausos de pé para os hermanos, embora eu como um solteirão convicto esteja muito mais preocupado com a criminalização da homofobia por exemplo, assim como já é criminalizado o racismo.
A campanha eleitoral anda morna, tudo ainda apontando para uma eleição bipartidária entre o PT, o PSDB, e seus aliados, embora a minha humilde, mas nem por isso menos importante enquete, aqui postada e encerrada ontem, apontem a Marina Silva do PV na frente, disparada com 63 por cento dos votos dos meus 46 bravos leitores.
E atenção Marias chuteira de plantão, espero que tenham aprendido a lição com o caso Bruno. Vida fácil hoje em dia nem no paraíso.
Prá terminar, indico para quem gosta de poesia e uma trilha sonora da melhor qualidade, o blog "chá de fita"( http://tomechadefita.blogspot.com). É show!
E não se esqueçam que enquanto a bola rola, o mundo gira.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
ALGUMAS VODKAS DEPOIS
por Ricco Duarte
ALGUMAS VODKAS DEPOIS
ELE ME BEIJOU NA BOCA
E EU DEIXEI
PORQUE EU DEIXO MESMO
SOU FÁCIL
MAS NÃO TANTO ASSIM
A PONTO DE ME DEIXAR ENGOLIR
DEPOIS DE ALGUMAS VODKAS
GERALMENTE DEMORA MAIS
MAS DESSA VEZ FOI ASSIM
SEM PALAVRAS
ELE ME TOMOU DE ASSALTO
E ME BEIJOU NA BOCA
FOI ÓTIMO
VAI DURAR.
ALGUMAS VODKAS DEPOIS
ELE ME BEIJOU NA BOCA
E EU DEIXEI
PORQUE EU DEIXO MESMO
SOU FÁCIL
MAS NÃO TANTO ASSIM
A PONTO DE ME DEIXAR ENGOLIR
DEPOIS DE ALGUMAS VODKAS
GERALMENTE DEMORA MAIS
MAS DESSA VEZ FOI ASSIM
SEM PALAVRAS
ELE ME TOMOU DE ASSALTO
E ME BEIJOU NA BOCA
FOI ÓTIMO
VAI DURAR.
terça-feira, 13 de julho de 2010
DEU A LOUCA NO SOCIETY
Em tarde agradabilíssima o casal Rodrigues recebeu em sua cobertura na Vieira Souto, um seleto grupo de amigos para assistir a partida final da copa do mundo 2010, vencida com méritos pela Espanha.
Fabiano se superou dessa vez, servindo aperitivos e snacks deliciosos, preparados por ele mesmo.
Marcelino com a sua alegria habitual recebia a todos como se fossem iguais.
Ao final da partida foi servido o prato principal, salmon grelhado ao molho de gengibre e arroz de polvo com castanhas do Pará e para acompanhar a iguaria, um bom frisante francês.
Por falar em França, amanhã o casal embarca para Paris, uma das cidades mais maravilhosas do mundo, onde será inaugurada mais uma loja da rede The Gift.
Chiquérrimos!.
A coluna "deu a louca no society" é assinada pela colunista Andressa Camargo de Gusmão.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
VENCEU A MONARQUIA
Em pleno século 21, quando pela primeira vez tivemos uma copa do mundo de futebol no continente africano, venceu a casa de Bourbon e Orleans, de Espanha, contra o seu bravo e invicto adversário, a casa de Oranje, da Holanda. Monarquia nas tribunas, representada pela Rainha Sofia, grega de nascimento e rainha espanhola a décadas, e pelos príncipes espanhóis e holandeses, a partida final teve ainda a arbitragem de um trio ingles, representando a monarquia britânica.
Já durante a excecução dos hinos eu presenti que os espanhóis tinham mais força. O hino espanhol é o único que não tem letra, mas a sua melodia é simplesmente triunfal. Uma marcha triunfal! Esta foi a decisão mais bela, decente e brava, de todas as decisões de copa do mundo que eu já vi, desde 1970, quando fomos tri campeões e arrasamos a Italia por quatro a um.
As duas equipes foram as melhores do torneio, apesar da surpreendente derrota espanhola na primeira rodada, contra a Suiça, estipulando mais um fato inédito, pois pela primeira vez uma seleção que perde na primeira rodada consegue ganhar o título. Jogo ferrenho, lá e cá, mas com amplo domínio de bola espanhol, que toca a bola como se estivessem fazendo um treino de dois toques. Desde a primeira partida, quando foram derrotados pela Suiça, eles jogaram assim, como se tivessem a certeza de que o gol sairia a qualquer momento, como hoje, que saiu aos vinte minutos da prorrogação.
As duas equipes foram as melhores do torneio, apesar da surpreendente derrota espanhola na primeira rodada, contra a Suiça, estipulando mais um fato inédito, pois pela primeira vez uma seleção que perde na primeira rodada consegue ganhar o título. Jogo ferrenho, lá e cá, mas com amplo domínio de bola espanhol, que toca a bola como se estivessem fazendo um treino de dois toques. Desde a primeira partida, quando foram derrotados pela Suiça, eles jogaram assim, como se tivessem a certeza de que o gol sairia a qualquer momento, como hoje, que saiu aos vinte minutos da prorrogação.
A Holanda amargou o seu terceiro segundo lugar e foi uma brava seleção, ao lado do Uruguai que para mim foi a surpresa desta copa. Ambas lutam até o fim, fazendo valer a máxima do futebol de que o jogo só termina quando o juiz apita. Outros destaques foram o polvo Paul, que acertou todos os palpites e finalmente, estaremos para sempre livre das vuvuzelas ensurdecedoras. Em dois mil e catorze, a copa será no Brasil. Sejam bem vindas desde já todas as nações, e que nós, com uma seleção renovada, possamos conseguir finalmente o tão esperado hexa campeonato, em casa, como manda o figurino.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
QUEM VENCERÁ?
Acontecerá no domingo o último capítulo da copa do mundo 2010, a copa dos ineditismos. Pela primeira vez na história, o país sede não se classifica para a segunda fase, pela primeira vez o maior torneio de futebol do planeta é realizado no continente africano, pela primeira vez a Espanha chega a uma final de copa do mundo e como se não bastasse, teremos um campeão inédito, pois a Holanda também nunca ganhou um mundial. A Alemanha até que tentou empanar o brilho da festa, mas no final provou que não era aquilo tudo que eles pensavam que eram. Primeiro se classificaram na dureza, perdendo para a Sérvia e ganhando a duras penas de Gana, na última rodada da primeira fase. Na segunda fase pegou a Inglaterra e se aquela bola que entrou tivesse sido marcada pelo juiz, o resultado seria certamente outro e os ingleses não sairiam sapecados de campo. Aí veio a Argentina toda confiante e levou um gol aos tres minutos, que desestruturou o emocional portenho. Quando a coisa foi prá valer, e isso vale para os dois lados, pois Espanha também não havia pego um adversário supostamente a altura, os alemães mostraram quem realmente são, uns covardes, jogando atrás, esperando o erro do adversário, que para o bem do futebol não aconteceu. A fúria espanhola se impôs em campo com belo toque de bola, já demonstrado nas partidas anteriores e só não ganhou por um placar mais elástico, porque como também já havia mostrado nas partidas anteriores, os seus atacantes são bem ruins de pontaria, tanto que dos sete gols marcados pelos espanhóis, cinco foram marcados pelo David Villa, até aqui o artlheiro do torneio, e o gol que os colocou na final, foi marcado de cabeça, por um zagueiro de apenas um metro e setenta e cinco de altura.
O Uruguai foi uma brava equipe desde o início e merecia estar nesta final, tomara que fique com o terceiro lugar, contrariando o polvo Paul, que previu que a vitória desta vez será dos germânicos. A Holanda sequer empatou, ganhou todas, mas definitivamente não tem um futebol de encher os olhos. No entanto será uma adversária de peso para os espanhóis. A equipe holandesa é fria como a dos espanhóis, e como vale um título inédito para ambos, este deverá ser um jogaço. A fúria espanhola contra os moinhos holandeses. Quem vencerá? Domingo saberemos.
terça-feira, 6 de julho de 2010
É DADA A LARGADA
Começa hoje, oficialmente, a corrida para o poder. Vem aí os programas de televisão chatíssimos, com todo mundo prometendo mundos e fundos, alguns para tirar o pé da lama, sair das suas crises pessoais e se instalarem confortavelmente em gabinetes escuros, obscuros, refrigerados e uma vez lá, darem as costas para o povo que os elegeu, outros no entanto e estes são poucos, são os politicos por vocação, com experiencia administrativa, currículo e que realmente podem fazer alguma coisa em prol dos seus estados ou em prol do nosso país. Mas a grande maioria são personagens sem estrada, querendo se dar bem, alguns até são engraçados, mas a maior parte deles é patética.
Como já declarei aqui neste blog, sou filiado ao Partido verde por convicção ecológica e por acreditar que naquele partido estão políticos nos quais eu acredito como o Fernando Gabeira e a Marina Silva. Mas recentemente, estive presente à convenção que apresentou os candidatos a deputado estadual e federal no PV, e pude observar que o que menos havia ali era verde de verdade. A impressão que eu tive foi que chegaram numa feira qualquer e com um megafone perguntaram, êi, quem de vocês quer se candidatar a deputado? No partido que eu julgava moderno e antenado tem de tudo, menos verde. Tirando o Syrkis, o Gabeira e mais uns tres ou quatro, o que eu menos vi por lá foi gente com consciência ecológica e preocupada com a crise ambiental que afeta o planeta.
No caminho para o poder vale tudo e nesse ponto, apesar de todos os esforços e avanços que foram feitos, como a aprovação do projeto ficha limpa, o Brasil não mudou muito, ainda está tudo muito chato. Nas convenções que eu participei, pude ver o quanto o ser humano é capaz de se rebaixar para conseguir algo. Ainda se vive o ritual do beija mãos, do puxa saquismo humilhante, da militância paga. Idealismo nenhum. A coligação ao governo do Rio de janeiro no entanto, é curiosa, com Gabeira sendo apoiado por Marina e Serra, candidatos a presidencia que eu torcerei para que cheguem ao segundo turno, por serem os mais preparados, por terem em seus currículos experiência administrativa, e no caso do Serra, por ter um candidato a vice de ponta, como o deputado federal Indio da Costa, relator do projeto ficha limpa, um político jovem, com larga experiencia de quatro mandatos, e que representa o sangue novo que a empobrecida e mofada política brasileira precisa para se renovar. Está dada a largada, que tenhamos folêgo e bom humor para aturar o festival de patetice e egos inflamados que vem por aí.
sábado, 3 de julho de 2010
A FORÇA DO FUTEBOL EUROPEU...
Agora restam quatro, tres europeus e um sul americano. Uma copa do mundo de momentos inesquecíveis como os do jogo Uruguai e Gana, vencido nos penalties pelo Uruguai, depois que o atacante ganês perdeu um penalty no último minuto da prorrogação. O time do Dunga tirou uma soneca no segundo tempo e deixou o tocedor brasileiro muito zangado. A Argentina do "Marra"dona, foi humilhada pela Alemanha, que até aqui é a equipe que pinta como campeã, disciplinada táticamente, um time jovem e veloz. E a Espanha, cheia de estrelas não me encantou em nenhum jogo. O Paraguai quase bota água na paella espanhola, brigou até o último minuto, contra um time que não tem objetividade nas finalizações e erra muitos passes. No final prevaleceu a força do futebol europeu.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
A INDEPENDENCIA DA BAHIA
"Raia o sol ao dois de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro"
(Trecho do hino do estado da Bahia)
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro"
(Trecho do hino do estado da Bahia)
A história aconteceu mais ou menos assim: Em 7 de setembro de 1822, reza a lenda, de que D. Pedro I deu um grito às margens do Ipiranga e declarou o Brasil independente. Mas lá na Bahia, se as noticias hoje em dia já demoram a chegar, imaginem naquela época, sem televisão, celular, internet e eteceteras? Então, as tropas portuguesas criaram por lá, antiga capital da colonia, uma resistencia que se estendeu até o dia dois de julho do ano seguinte, quando finalmente, depois de muito acarajé, vatapá e conversa mole, as tropas baianas, deixaram a preguiça de lado e botaram os portugas prá correr, declarando a independencia da Bahia, independente do grito que D. Pedro dera no ano anterior, nas margens do Ipiranga.
Desde então, todos os anos nesta data, é feriado no estado da Bahia, para celebrar a sua independencia, independencia do que não sei, mas que teve os seus heróis. O maior deles é o Caboclo, indio valente pra chuchu, que ao lado da sua cabocla, parentes e agregados, armados de tacapes, arcos e flechas, sangraram os portugueses até a morte. Teve também duas heroínas famosas, a Maria Quitéria, uma menina moça que se disfarçou de rapaz, para lutar nas tropas baianas e a Soror Joana Angélica, madre superiora do convento da Lapa, que escondia sob o seu teto, insurgentes baianos contra a coroa portuguesa. Conta a lenda que um grupo de soldados portugueses ao chegar ao convento para prender os insurgentes, foram recebidos pela Soror Joana Angélica, que cheia de marra, disse aos soldados que eles só entrariam no convento se passassem pelo seu cadáver. Os portugueses não pensaram duas vezes, passaram fogo na Madre e invadiram o convento, acendendo ainda mais o apimentado ódio baiano. Hoje Joana Angélica e Maria Quitéria estão perpetuadas em Ipanema no Rio de janeiro, onde são nomes de rua daquele famoso bairro.
Como se vê, desde priscas eras o baiano gosta de uma farra. O Brasil foi libertado no grito, mas a Bahia não, na Bahia o negócio é diferente, tem que ter muita negociação, muita conversa fiada, as vezes sai uns tapas, depois algumas pausas para descansar, reconsiderar as brigas, as zangas, depois voltar a brigar, a negociar, até que, neste caso específico, dez meses depois, a Bahia, como se fosse um país à parte, foi libertada do jugo português, no dia dois de julho de 1823.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
SER PISCIANO É:
Ser pisciano é:
Ser justo
Ser parcial
Ser passional
Ser desconfiado
Ser inconsequente
Ser muitos ao mesmo tempo e agora
Sonhar com um olho aberto e o outro arregalado
Servir o bolo enquanto ainda foram comprar o fubá
Ser livre para mudar de opinião a hora que bem entender
Ser justo
Ser parcial
Ser passional
Ser desconfiado
Ser inconsequente
Ser muitos ao mesmo tempo e agora
Sonhar com um olho aberto e o outro arregalado
Servir o bolo enquanto ainda foram comprar o fubá
Ser livre para mudar de opinião a hora que bem entender
Assinar:
Postagens (Atom)