segunda-feira, 30 de junho de 2014

PALAVRA DE FERNANDO SABINO

E vamos encerrar este movimentado mês de junho, com a palavra de Fernando Sabino

"De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!"

(Fernando Sabino)

sábado, 28 de junho de 2014

A BOLA NA TRAVE



Julio César, que já havia defendido uma cobrança chilena, pulou, e a bola caprichosamente bateu na trave esquerda do gol brasileiro e agora estamos nas quartas de final. Isto é o Brasil. Sofrível, sofrido, mas foi um jogo sem trapaças, como os chilenos diziam que iria ser. Um partida dura, em que no primeiro tempo o Brasil dominou as ações. No segundo tempo, Sampaoli, o técnico do chile, deu um nó tático no Brasil e mal conseguimos ultrapassar o meio de campo. Veio a prorrogação. Veio a cobramça de penalties. Na última cobrança chilena, a bola bateu na Trave. Que venha a Colômbia.

PENSAMENTO DO DIA

"ENQUANTO A BUSCA PELO SUCESSO FOR MENOR DO QUE A NECESSIDADE DE RESPIRAR, VOCÊ NÃO VAI SAIR DE ONDE ESTÁ"
(Autor desconhecido)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

SEXO, DROGAS E AS VEZES, FUTEBOL

Copacabana, no Rio de janeiro, o mundo inteiro já conhece pela boa e má fama. Lá fica a Fan Fest carioca e a festa costuma atravessar a madrugada. Mas durante a Copa do mundo, o novo point da boemia acontece bem longe dali. O bairro de Vila Madalena, em São Paulo, mais conhecido como o último reduto hippie do planeta, já virou moda durante os jogos da Copa do mundo. Milhares de pessoas de todas as idades e nacionalidades, se reunem não só para curtir as partidas, mas também para namorar, assaltar, beber e se drogar. Segundo os moradores declararam ao site de notícias da UOL, a multidão atravessa as noites no entorno da Rua Aspicuelta e por lá, acontece de tudo. Gangues atacam os torcedores desavisados, roubando carteiras e celulares, casais fazem sexo em público, e drogas de toda sorte, são vendidas abertamente. Em época de Copa do mundo, o que menos importa na Vila Madalena é o futebol. 

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A COPA DAS SURPRESAS E DOS FATOS INUSITADOS

Com pelo menos cinco grandes surpresas, Grécia, Argélia, Costa Rica, Chile e Estados Unidos, que se classificaram, deixando favoritos como Espanha, Italia, Russia, Portugal e Inglaterra de fora, estão definidos os 16 países que avançam para a segunda fase da Copa do mundo de futebol. No mundial brasileiro, o que não faltou até aqui foi emoção e fatos inusitados, entre eles, a punição exagerada ao jogador Uruguaio, Luisito Suárez, que mordeu o adversário no jogo em que o Uruguai eliminou a Italia, e agora está banido do futebol por quatro meses, além de não poder defender o seu país por nove partidas. Outro fato inusitado foi protagonizado pela seleção de Gana. Os jogadores da equipe africana cobraram uma grana para se classificarem para a próxima etapa, senão não entrariam em campo. O dinheiro chegou, foi escoltado pela Polícia Federal, os jogadores receberam, foram filmados cheirando e contando a grana e, perderam o jogo para Portugal, resultado que desclassificou ambos os países. Agora começa o mata mata e quem perder está fora da Copa, e é bom não arriscar nenhum favorito, porque afinal, esta é a Copa das surpresas.

A CARA DE PAVOR DO PRÍNCIPE NO MEIO DOS CRACUDOS

O Príncipe Harry veio prestigiar a desclassificação da seleção inglesa e aproveitou para visitar a "cracolândia", no centro de São Paulo, acompanhado do Prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, do PT, que obviamente maquiou o local para receber a visita real. Mas não adiantou, o Príncipe não relaxou, e a imagem do dia, flagrada por Miguel Schincariol da AFP, é a cara de pavor do Príncipe no meio dos cracudos.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

ELES SÃO BONS DE BOCA...

Um herbívoro e o outro carnívoro. Em mais uma rodada emocionante, onde a surpreendente Grécia, arrancou a classificação no último minuto, a Italia voltou para casa mais cedo e a Colombia deu mais um show, o destaque sem dúvida foram para os jogadores comilões. O reincidente Luisito Suárez, craque Uruguaio, fez a terceira vitima da sua carreira e não poupou o ombro do zagueiro italiano, mordendo com vontade o adversário, coisa que já havia feito em outras duas oportunidades jogando pelo seu clube. Já o goleiro da Costa do Marfim, Boubacar Barry, comeu a grama do Mineirão quando a sua equipe marcou o gol de empate contra a Grécia. Depois os gregos desempataram e tiraram Boubacar da Copa.  E o Luisito, se for punido pela sua fome incontrolável em campo, também poderá sair da competição. O fato é que, eles são bons de boca.

terça-feira, 24 de junho de 2014

O FANTASMA ESTÁ VIVO...

Quando Italia e Uruguai entraram em campo hoje na Arena das Dunas em Natal, o goleiro uruguaio Muslera apontou para o céu com as duas mãos, cheio de confiança. Na hora do hino, os uruguaios cantaram com mais força. Durante o jogo as duas equipes, bem ao estilo latino, se pegaram pra valer. Houve mais porrada do que futebol. E a Italia levou a pior. Com um jogador a menos, foi punida com um gol aos trinta minutos do segundo tempo, quando em uma cobrança de escanteio a bola bateu na parte de trás da cabeça do uruguaio Godín e foi morrer no fundo das redes do excelente goleiro Buffon. Uruguai classificado. O fantasma está vivo.

AOS PARANÓICOS DE PLANTÃO

Os paranóicos de plantão não dão trégua. Até mesmo aqueles que gostam de futebol, insistem a esta altura do campeonato, em seguir esculhambando com a Copa do mundo. E não estou falando de adolescentes ou de black blocs, estou falando de gente adulta que adoeceu a medida em que o campeonato mundial avança com sucesso. Tudo é culpa da Fifa. A fome, a falta de educação, a corrupção, a miséria já estavam instaladas neste país muito antes da Fifa existir. A revista Veja na edição da semana passada, em sua matéria de capa, avisa que é melhor relaxar e curtir a festa, porque o legado prometido devemos esquecer, fato. Então paranóicos de plantão, vão procurar uma trouxa de roupa para lavar e se organizem para reivindicar os seus direitos a partir de 14 de julho, quando voltaremos à nossa vida normal e entraremos com força na reta da campanha eleitoral. Quero ver vocês esperneando por saúde e educação depois da Copa. Me convidem que eu vou junto. Antes disso é doença crônica, é falta de alegria e maturidade. Logo mais tem Uruguai e Italia, clássico mundial. E eu não vou perder por nada desse mundo.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

SERÁ QUE VEM MAIS SURPRESA POR AÍ?

Se o futebol é uma caixinha de surpresas, esta Copa do mundo do Brasil se superou neste quesito. Países considerados favoritos, como Espanha e Inglaterra, já caíram fora, e "azarões" podem garantir inclusive o primeiro lugar no grupo, como é o caso da Costa Rica e do Chile. Logo mais começa a última rodada da fase de grupos, sete países já estão classificados para a próxima fase, Holanda, Chile, Costa Rica, Argentina, Bélgica, Colômbia e França. Restam nove vagas que serão decididas ao longo da semana. Será que vem mais surpresa por aí? 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

NO GRUPO DA MORTE, A COSTA RICA FOI A PRIMEIRA A SE SALVAR

Na Copa das surpresas, a maior delas até agora é sem dúvida a seleção da Costa Rica. O grupo D era considerado o grupo mais difícil por ter três campeões mundiais, Italia, Uruguai e Inglaterra. A equipe da America Central estava condenada a ser o saco de pancadas dos países gigantes no futebol. Mas o futebol meus amigos, como diziam os antigos, é uma caixinha de surpresas. Depois de vencer o Uruguai na primeira rodada, a Costa Rica bateu a seleção italiana, se classificou para a próxima fase, e por tabela, despachou a Inglaterra para casa mais cedo, já que os ingleses perderam ontem para os Uruguaios, que agora vão ter que decidir com os italianos quem será o segundo colocado deste grupo. Resumo da ópera: No grupo da morte, a Costa Rica foi a primeira a se salvar.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

VIVA CHICO BUARQUE, O MAIOR ARTISTA BRASILEIRO!

A Copa do mundo está indo muito bem obrigado, mas hoje é dia de comemorar os setenta anos de Chico Buarque de Holanda, o maior e mais completo artista brasileiro de todos os tempos. Cantor, compositor, violonista, teatrólogo, escritor, que também escreveu para o cinema e atuou como ator. Como se não bastasse tudo isso, o cara adora futebol, é tricolor de coração e dono do par de olhos mais bonitos do planeta, o que deixa a mulherada enlouquecida e os homens mortos de inveja. Êle é o maior de todos. Viva Chico Buarque, o maior artista brasileiro!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

NÃO DEU PARA O TIME DE AZPILICUETA

1966, Copa da Inglaterra. O Brasil era Bi Campeão do mundo e chegou na terra da Rainha com o Rei Pelé, Garrincha e companhia, certos do terceiro título mundial. Resultado, a seleção brasileira voltou para casa na fase de grupos, despachada por Portugal de Euzébio. A Espanha, com todo respeito, tem apenas um título mundial, ganho a duras penas na Africa do sul. E chegou botando banca, com um time velho e um jogador que vai deixar saudades mais pelo nome incomum, do que pelo futebol, Azpilicueta, (imaginem um narrador japonês pronunciando este nome, que nem o bravo Datena da Band conseguiu pronunciar corretamente). A cara de derrota do técnico espanhol, Vicente del Bosque, não conseguiu levantar o ânimo da sua envelhecida equipe, que precisa urgente de renovação. O Chile, empurrado pela sua maravilhosa torcida,  que deu um show a parte, cantando o jogo inteiro, comandou a partida com categoria, mandou a campeã do mundo para casa mais cedo, e se classificou antecipadamente para a próxima fase. Chile 2 x 0, merecidamente. Vida que segue. Não deu para o time de Azpilicueta.

terça-feira, 17 de junho de 2014

O NOME DELE É "OCHOA"

Com uma atuação brilhante, Ochoa, goleiro do México, impediu que o Brasil de Felipão marcasse em pelo menos três vezes. A equipe mexicana marcou forte, não deu espaços, arriscou também algumas vezes, e Brasil e México ficaram no zero a zero, para decepção dos 17 mil mexicanos que invadiram fortaleza, por terra, céu e mar, e de outros milhares de brasileiros que foram ao Castelão, em Fortaleza. Mas o nome do jogo foi sem dúvida, Ochoa.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ALÁ NÃO GOSTA DE FUTEBOL

Em uma rodada que teve o gol mais rápido da Copa, e também o primeiros empate, a cidade de Salvador pôde assistir a mais uma goleada, dessa vez da Aplicada Alemanha, que venceu a desorientada equipe de Portugal por 4 x 0. No jogo entre Estados Unidos e Gana, Dempsey marcou para os americanos logo aos 30 segundos de jogo. Gana fez um bom segundo tempo, marcou um gol, mas os Estados Unidos venceram a partida por 2 x 1. Na pior e mais sonolenta partida do mundial até aqui, o mulçumano Irã e a multi religiosa Nigéria, se enfrentaram em Curitiba e empataram em 0 x 0, o primeiro empate até aqui. Os campeões africanos decepcionaram pela má exibição. O Irã nem tanto, já que não tem nenhuma habilidade neste esporte, deixando a impressão de que definitivamente, Alá não gosta de futebol.

SERÁ QUE O EQUADOR VAI SER O CAMPEÃO DO MUNDO?

A Copa segue sem empates, e a média de gols continua acima de três gols por partida. Teve a invasão argentina no Rio de janeiro, mas o futebol apresentado pela seleção portenha, na estréia contra a Bosnia, que estava estreiando em copas do mundo, deixou a desejar. E por pouco os bósnios não estragaram a imensa festa que os argentinos fizeram no Maracanã lotado para ver o Messi, que dormiu no primeiro tempo e quando acordou fez um golaço, o segundo,  que garantiiu a vitória dos hermanos por dois a um. Teve a boa vitória da França contra a fraca, defensiva e agressiva Honduras, e a imperdoável falha no sistema de som do Beira Rio, que fez com que a torcida cantasse os hinos a capela.  E teve a Suiça. Em 2010, a campeã Espanha perdeu seu primeiro jogo para a Suiça. Em 2014, jogando melhor, o Equador, perdeu para a Suiça, de virada, no último minuto de jogo. Um raio não costuma cair no mesmo lugar duas vezes, mas, perguntar não ofende: Será que o Ecuador vai ser o campeão do mundo?

domingo, 15 de junho de 2014

PURA VIDA !

Até agora oito jogos e nenhum empate. Uma média de gols acima de três por partida. A grande surpresa até agora, além da goleada holandesa na Espanha, foi a vitória da Costa Rica sobre o Uruguai, espantando aparentemente, o fantasma de 1950. A Copa do mundo está indo muito bem. Como dizem lá na Costa Rica, "pura vida!"

sexta-feira, 13 de junho de 2014

O DIA DA VINGANÇA HOLANDESA

A sexta feira 13 de junho de 2014, ficará marcada para sempre na memória de todos aqueles que amam o futebol. O mundo  futebolístico estava ansioso por essa revanche. Protagonistas da final da última Copa, Espanha e Holanda se enfrentaram em Salvador, e o título de 2010, ganho nos últimos minutos da prorrogação, custou muito caro para os espanhóis. A Holanda sapecou uma humilhante goleada por 5 x 1 na Espanha. A equipe holandesa começou perdendo. Empatou no finalzinho do primeiro tempo. Golaço de Van persie. E no segundo tempo, a "laranja mecânica", que jogou de azul, voltou com sangue nos olhos, mas com alegria nos pés. Van Persie marcou mais um, Robben também fez dois, e De Vrij foi o autor do terceiro. Os  campeões mundiais saíram de campo cabisbaixos. Esta sexta feira treze, será lembrado como o dia da vingança holandesa.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O QUE VALE É A FESTA

Começou a maior festa do futebol. O show de abertura foi discreto, simples e rápido. Não houve discurso dos presidentes da Fifa e do Brasil, por receio de serem vaiados. O público cantou o hino com vontade, mas vaiou e xingou a presidente mesmo assim. A Croácia abriu o placar logo aos 10 minutos mas quem marcou foi um jogador brasileiro, Marcelo, contra. Depois o Brasil marcou três vezes e ganhou a primeira partida da Copa. Quatro gols brasileiros. E quase todo mundo ficou feliz, exceto os Croatas que sofreram o segundo gol em um penalty que não houve e perderam o jogo. O que vale é a festa.

terça-feira, 10 de junho de 2014

CINISMO E HIPOCRISIA, SEGUNDO AUGUSTO COELHO


O facebook tem lá suas vantagens, resgata velhas amizades, e até encontramos pessoas que pensam inteligentemente, que são as que procuro manter na minha lista de amigos virtuais, aqueles que não vemos no dia a dia, mas que publicam pérolas como essa, que eu  encontrei ontem no mural de um antigo colega de escola e que define brilhantemente duas atitudes, que eu particularmente abomino no ser humano.

"Cinismo e hipocrisia, andam juntos como irmãos...Um é sombra e o outro é escuridão"
(Augusto Coelho)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

PORQUE NÓS AMAMOS FUTEBOL

Eu já vi a seleção brasileira de futebol ser campeã do mundo por três vezes. É muito bom ser campeão.  De 1970 para cá, nada de concreto mudou nos setores da educação, saúde e transporte público, três das principais reclamações do povo brasileiro em relação a esta copa. Muitas mudanças no entanto, aconteceram em todos os setores, naturais do progresso e do avanço do tempo. Éramos 80 milhões àquela época e hoje somos, 44 anos depois, 200 milhões. A ditadura caíu, os governantes mudaram, os partidos se multiplicaram, e 44 carnavais depois, somos penta campeões mundiais de futebol, em busca do sexto título. Nós somos assim Brasil, deliciosamente irresponsáveis, e não livro a cara de ninguém, nem a minha, da irresponsabilidade de emperrar o nosso caminho natural para a vitória. A hora de protestar contra a Copa era há sete anos atrás, quando o país foi escolhido como sede. Como disse Joana Havelange, neta de João Havelange, presidente de honra da Fifa e filha do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afastado por escândalos de corrupção e lagavem de dinheiro: "O que tinha para se roubar, já foi roubado". E aviso, o dinheiro não será devolvido. Então vamos parar de reclamar e curtir a maior festa esportiva do planeta, que está sendo em nossa casa. Vamos nos vestir de verde e amarelo, como o nosso amado Maracanã, que já foi o maior do mundo e que hoje é com certeza,  o mais bonito, e que vai ser o palco da grande final no dia 13 de julho. Se o Brasil será hexa nesse dia, só Deus sabe. A resposta para o nosso descontentamento daremos mais adiante, em outubro, nas urnas. Por enquanto, vamos curtir a Copa, porque nós amamos futebol.
Foto: Site G1

domingo, 8 de junho de 2014

CLÁSSICO TRICOLOR ABRE A COPA DO MUNDO!

Com ambas as equipes desfalcadas de alguns titulares, as seleções da Italia e do Fluminense Footbal Club, dão o pontapé inicial na Copa do mundo da Fifa no Brasil. O clássico tricolor acontece no Estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda. O destaque é para escalação da nova jóia tricolor brasileira, o meia atacante Gustavo Scarpa, de apenas 18 anos, revelação de Xerem, e que substituirá Rafael Sóbis, liberado pela comissão técnica da seleção tricolor brasileira, para acompanhar o velório do seu compadre e amigo, o ex jogador Fernandão, falecido ontem em acidente de helicoptéro.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE

Como todo povo colonizado, nós brasileiros, temos a mania de valorizar o que vem de fora. Conquistas isoladas em alguns setores, levantam aqui e ali a estima de um povo, que como dizia Nelson Rodrigues, tem complexo de vira latas. Para se fazer sucesso e ser aceito no Brasil, temos que primeiro, fazer sucesso lá fora. Foi assim com a Bossa Nova (que continua fazendo sucesso somente lá fora), foi assim com o cinema nacional, que a despeito de prêmios conseguidos em festivais europeus, nunca conseguiu se firmar dentro de casa. No futebol, não é diferente e um fato me chama a atenção. Em 12 anos conseguimos três títulos mundiais (58, 62 e 70), com cem por cento dos jogadores atuando no Brasil. Depois da conquista do "Tri", começou a debandada, e levamos 24 anos para sermos campeões outra vez (1994), com a grande maioria do nossos jogadores jogando em clubes estrangeiros. É lógico que o futebol mudou, o que não mudou foi a mentalidade brasileira, de que o nosso talento natural para tudo, só melhora se formos nos aprimorar no exterior. Ganhamos cinco campeonatos do mundo de futebol em terras estrangeiras, e nunca nos recuperamos do trauma de termos perdido uma Copa em casa (1950). E agora, quando temos a chance de sediar outra vez, o maior evento futebolístico do planeta, a roubalheira declarada do envolvidos na organização do evento, faz com que o povo, que sempre celebrou as Copas, enfeitando as ruas do país, vestindo as cores da nossa pátria e batendo no peito com orgulho por sermos penta-campeões do mundo, virasse as costas para a Copa das Copas, como quer a nossa presidente. Dos 23 convocados, apenas seis jogam em clubes brasileiros. Boa parte dos jogadores são ilustres desconhecidos da maioria dos torcedores, e por mais que os patrocinadores oficiais se esforcem, está difícil animar a galera para a maior festa do futebol mundial, desta vez aqui, no país do futebol. Se vamos conseguir o hexa não sabemos, o que sabemos é que aqui no Brasil, santo de casa não faz milagre.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

VERDE



Em homenagem ao dia mundial do meio ambiente, "VERDE", de Eduardo Gudin e Costa Neto, na interpretação magistral de Leila Pinheiro.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

RESILIÊNCIA


"É A CAPACIDADE DE SE RECUPERAR DE  SITUAÇÕES DE CRISE E APRENDER COM ELA. É TER A MENTE FLEXÍVEL E O PENSAMENTO OTIMISTA, COM METAS CLARAS E A CERTEZA DE QUE TUDO PASSA"

segunda-feira, 2 de junho de 2014

domingo, 1 de junho de 2014

O FENÔMENO

E vamos começar o mês de junho, com um haikai, que para quem não sabe, são poemas de três linhas, de origem japonesa, que valorizam a concisão e a objetividade. A primeira e a terceira linha tem sempre cinco sílabas e a segunda linha, sete. E que o mês de junho seja um fenômeno de muitas surpresas boas.

De Ricco Duarte
O fenômeno

O fenômeno
É uma novidade 
Que surpreende