domingo, 31 de agosto de 2014

O CONTO DA MUDANÇA, DA ORDEM E DO PROGRESSO


Deixa ver se eu entendi direito. Em 2002, elegemos um operário para presidente, que vinha tentando ser presidente há 20 anos, com promessas de mudanças, de ordem e progresso. Ele encontrou a casa organizada e uma moeda estável, criada pelo seu antecessor, o Presidente Fernando Henrique. Era só tocar a bola prá frente, mas quatro anos depois, ele se reelegeu com as mesmas promessas de mudança, ordem e progresso. Quatro anos mais tarde, ele elegeu sua sucessora que nunca tinha sido candidata a nada, mas tinha as mesmas promessas de mudança, ordem, etc. Agora, depois de escândalos de corrupção como nunca se viu na história do Brasil, a sucessora do presidente operário, segue prometendo mudanças, progresso e etc. Eles estão prometendo as mesmas coisas desde 2002, e nunca cumprem. Vocês não acham que já está na hora de mudar de verdade? Ou vamos cair de novo no conto da mudança, da ordem e do progresso?

sábado, 30 de agosto de 2014

ESPERANÇA, POR MARCELO SOUSA

Acordei nesse sábado nublado, com o coração apertado e preguiçoso, e encontro no facebook, esses versos do poeta Marcelo Sousa, que se não me empurram para frente, com certeza, me levantam. Vamos em frente então.

Uma pedra pulsa irritada
na palma de minha mão:
esperança às vezes é rocha,
outras vezes é pássaro,
n'outras (poucas) pão.


(Marcelo Sousa)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PARABÉNS MAYRA, VOCÊ É OURO !



MAYRA AGUIAR ACABA DE SAGRAR-SE CAMPEÃ MUNDIAL DE JUDÔ, NA CATEGORIA ATÉ 78 KG, NO CAMPEONATO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO EM CHELYABINSK, NA RUSSIA.
ELA É A SEGUNDA MULHER BRASILEIRA A CONQUISTAR A MEDALHA DE OURO EM CAMPEONATOS MUNDIAIS, A PRIMEIRA FOI RAFAELA SILVA, EM 2013, NO RIO DE JANEIRO. PARABÉNS MAYRA, VOCÊ É OURO!

MULATA BOSSA NOVA


Ela tem nome de princesa, 1,75 de pura beleza e pode se tornar amanhã, na cidade do samba, a nova Miss Rio de janeiro. Isabel Correa, 24 anos, representa o município de Belfort Roxo, participa de concursos de beleza desde os 17 anos, e é a terceira vez que tenta a coroa de mais bela do estado. Nas outras duas bateu na trave, mas dessa vez, mais experiente e cada vez mais bonita, tem grandes chances de repetir o feito de Vera Lúcia Couto, que há 50 anos foi eleita Miss Guanabara e se transformou na primeira mulata bossa nova, a representar a autêntica beleza da mulher carioca no Miss Brasil. A Band Rio transmite o evento a partir das 21:45.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

RICARDO

De Ricco Duarte
RICARDO

REPLANTANDO
O HOMEM 
NO POTE DE BARRO
REACENDO
UM MENINO
QUE NÃO TEM PASSADO
E QUE RENASCE
COM NOME DE REI
NÃO POR ACASO.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OLHAR PARA DENTRO, SEGUNDO JUNG


"QUEM OLHA PARA FORA SONHA, QUEM OLHA PARA DENTRO ACORDA"
(Carl Gustav Jung)
Uma homenagem da substância louca, no dia dos psicólogos, a todos os profissionais que nos ajudam a acordar...

sábado, 23 de agosto de 2014

MEDIA LUNA (um tango de autoria de Ricco Duarte)



MEDIA LUNA
Letra e música de Ricco Duarte

Media luna /a metade da minh’alma que me alumbra / e vislumbra uma cidade nua / na minha outra metade ainda crua / Media luna / mesmo sendo tua metade sou inteiro / quando o teu facho ilumina o meu canteiro / embalado na saudade dessas ruas / Media luna / sou o teu café e melhor companheiro / cada nota que eu toco são teus dedos / me dizendo que é amor o meu desejo / Media luna / coração portenho e tão brasileiro / quando o teu olhar me acende é um braseiro / que só arde por ti / Media luna / Media luna / Media luna.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A PALHAÇADA BIENAL DO ME ENGANA QUE EU GOSTO

Começou ontem o circo do horário gratuito eleitoral no rádio e na televisão, que ocorre a cada dois anos, seja para eleições municipais ou como agora, para as eleições majoritárias. E o que não falta, como de costume, é palhaço. Nessas horas eu agradeço a benção de quem inventou a TV paga e/ou o controle remoto, que nos permite em um só clique, mudar de canal, tirar o som ou desligar o aparelho. A confusão de coligações deixa o eleitor de cabelo em pé e faz careca ficar cabeludo. Noventa por cento dos candidatos como sempre, tem cara de pobre coitado, estão mal vestidos ou mal sabem falar e expor alguma idéia coerente. Isso me faz lembrar do tempo em que eu era filiado ao Partido Verde e fazia parte da equipe de um candidato a deputado estadual, há quatro anos atrás. No dia da apresentação dos candidatos na Convenção do Partido, o que menos tinha era gente com idéias verdes ou ambientalistas. A grande maioria, quando chamada a se apresentar, discursava qualquer coisa que lhe viesse à cabeça, e a bandeira ecológica, um plano pela educação, saúde ou coisa que o valha, que é bom, nada. Ao questionar o meu candidato sobre o fato, ele sorriu e me respondeu: “São 80 otários que vão trabalhar de graça pelo partido”. Naquele dia saí da campanha e mais tarde do Partido Verde. Teimoso que sou, dois anos depois, fui seduzido pelo PSD (uma versão discreta do antigo PDS), cujo presidente no Rio de janeiro é o candidato a deputado federal, Indio da Costa, relator do projeto ficha limpa, de quem já fui eleitor. Fiz um curso de formação política e cheguei até a ser pré candidato a deputado estadual, mas nem cheguei a comparecer à Convenção do Partido. Como não sou nem pobre coitado, mentiroso ou otário para trabalhar de graça, desistí da candidatura muito antes, com a certeza de que o amigo que tentou ser deputado estadual pelo PV, estava absolutamente certo. Esses homens e mulheres que vão nos encher o saco nos próximos 45 dias, não passam de otários querendo aparecer a qualquer custo, lutando desesperadamente para melhorar de vida, da pior maneira possível, que é enganando com falsas promessas, discursos velhos e chatos, àqueles que se dispõem a lhes dar ouvidos. Enfim, parei com a política. Já começou a palhaçada bienal do me engana que eu gosto.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

RICCO SE TRANSFORMA EM WALTER JAMIL, O FOFOQUEIRO DE PLANTÃO



Melhores momentos de Walter Jamil, o fofoqueiro de plantão, vivido por Ricco Duarte para o piloto de programa de TV do Seminário de comunicação oral do Senac/Copacabana.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SEMPRE QUE ME PEGO SORRINDO


De Ricco Duarte
SEMPRE QUE ME PEGO SORRINDO

é hora de mexer no passado
pois sei que às vezes é bom 
dar dois passos para trás 
e rever o que valeu a pena
pra depois seguir adiante
reabastecido de coisas boas
e de momentos felizes
gravados para sempre
na retina da memória
onde tudo continua vivo
e lindo!
seu rosto ainda é tão lindo
lembrar de você é tão bonito
uma coisa fina
que se demora
pela minha vida afora 
sempre que me pego sorrindo.

sábado, 16 de agosto de 2014

COM MULHER DE BIGODE, NEM O DIABO PODE

A presidente Dilma Rousseff, sancionou no último mês de maio, a lei 1270, que torna sigilosa a investigação de acidentes aéreos feitos pela aeronáutica. Terceiro lugar nas pesquisas eleitorais para presidente, o ex-governador de Pernanbuco, Eduardo Campos, morreu no último dia 13, em um inexplicável acidente aéreo, um dia depois de fazer sérias críticas à presidente em rede nacional, declarando entre outras coisas, que este será o único governo que vai entregar o Brasil pior do que encontrou. A caixa preta do avião estranhamente não gravou a conversa dos pilotos na hora do acidente. Os corpos dos sete ocupantes do avião, assim como a aeronave, ficaram pulverizados, deixando atônitos todos os que estão envolvidos na investigação do caso. Ao que tudo indica, estamos caminhando para mais um caso sem solução, como foi a morte de Ulisses Guimarães, cujo o corpo nunca foi encontrado. Vendo esta foto da presidente no momento em que ela se pronunciava sobre o acidente, algumas horas depois do ocorrido, visivelmente abalada, a ponto de ter esquecido de maquiar o "buço", lembro da minha avó que sempre dizia: "Com mulher de bigode, nem o diabo pode."
FONTE: FOLHAPOLÍTICA.ORG

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

RICCO SE TRANSFORMA NO JAPA


  • "O JAPA"
    Patrocinador oficial do "Sai de cima" piloto para TV do Seminário de comunicação oral do Senac / Copacabana - Rio de janeiro
    Apresentador: Christian Vieira
    Japa: Ricco Duarte

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DE HERÓI A VILÃO

Há menos que haja algo de podre no reino das Laranjeiras que nós ainda não sabemos, os inexplicáveis resultados do Fluminense nas duas últimas partidas, quando empatou com o lanterna Coritiba e foi humilhado pelo América de Natal, ambos os jogos no Maracanã, diante da sua torcida, a conta pelo fracasso vai sim, ser colocado na conta do treinador Cristóvão Borges. No primeiro caso só ele não enxergou o óbvio, que era colocar um atacante que segurasse a equipe paranaense atrás e impedisse o sufoco que o tricolor levou resultando no empate dos visitantes. Fred chegou a aquecer sem o colete de reservas, fazendo todo mundo acreditar que ele iria entrar. Ao invés disso, ele optou pela entrada do inexpressivo Chiquinho e o recém contratado e fora de ritmo Edson, deixando Fred e Walter no banco. Ontem a conta foi mais alta e inesquecível. Tendo vencido o primeiro jogo em Natal pelo confortável placar de 3 x 0, o time carioca entrou em campo com a classificação para a próxima fase praticamente garantida e ninguém imaginaria que o time potiguar revertesse a situação. Mas aconteceu. Depois de vencer o primeiro tempo por dois a um, o Fluminense voltou para a segunda etapa irreconhecível e levou os quatro gols que não só o desclassificaram, como  humilharam o nosso querido tricolor. O fato é que, em apenas uma semana e dois jogos, o distraído Cristóvão Borges, que vinha fazendo um trabalho bonito e aparentemente consistente, passou de herói a vilão.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ELE NÃO VIA A GRAÇA DA VIDA...

É difícil, todos sabemos. Viver não é fácil. Mas todos ou pelo menos a maioria de nós, fomos acostumados a acreditar na equivocada idéia de que a felicidade está associada ao dinheiro e à realização profissional. De todos os que se foram até aqui em 2014, a morte de Robin Williams, foi a que mais me tocou, até então. Ator extraordinário, super premiado, milionário, que fez milhões e milhões de pessoas sorrirem de felicidade, sofria de depressão, e não via graça na vida. O que mais tenho a dizer? Ele tirou a própria vida, porque ele não via a graça da vida...

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VIVER O HOJE, SEGUNDO DALAI LAMA


"SÓ EXISTEM DOIS DIAS EM QUE NÃO SE PODE FAZER NADA. UM SE CHAMA ONTEM E O OUTRO, AMANHÃ. PORTANTO HOJE É O DIA IDEAL PARA AMAR, CRESCER, FAZER E PRINCIPALMENTE, VIVER"
Dalai Lama
E tenham todos uma ótima semana.

domingo, 10 de agosto de 2014

MUITO OBRIGADO POR TUDO MEU PAI

Da esq. para a direita, Lula, Graça, Renan, mainha, Zé, Cesar, meu pai e eu.

Ainda não vi neste mundo, alguém mais trabalhador do que o meu pai. Seu vício, e por assim dizer, sua diversão, era o trabalho. Não que tivesse sido uma escolha de livre e espontânea vontade, mas porque a vida o obrigou a fazer essa escolha. Logo aos seis anos de idade ele perdeu o pai, de quem herdou nome e sobrenome. Minha avó paterna então, encontrando-se em dificuldades financeiras, e tendo oito filhos para criar, enviou meu pai e um irmão, para a casa de parentes no Rio de janeiro, mas não deu certo. Contam que quando ele voltou, anos mais tarde, a própria mãe não o reconheceu quando ele desembarcou no porto de Salvador, de tão magro e maltratado que estava. E ali começou a sua saga, segundo ele mesmo me contou, nas longas conversas que costumávamos ter. Aos treze anos começou a trabalhar em uma farmácia e aí não parou mais. Aos 24 anos, em vias de abrir o seu próprio negócio, no ramo de peças para automóveis, casou com a minha mãe, uma mulher bonita, muito inteligente e ambiciosa. Juntos, formaram literalmente uma dupla do barulho. Ele trabalhando duro e ela cuidando dos filhos e do futuro. Prosperaram até onde deu. Estudamos todos, eu e os meus cinco irmãos, na melhor e mais cara escola da cidade, e a educação que tivemos, foi sem dúvida, a melhor herança que ele pode nos deixar. Partiu prematuramente ao 59 anos de idade. Das boas lembranças que guardo dele, lembro do dia em que passei no meu terceiro vestibular. Eu já havia passado em dois vestibulares anteriormente, para economia e arquitetura. O primeiro porque sabia guardar dinheiro e achava que poderia economista, e o segundo porque eu sabia desenhar, e achava que poderia ser um arquiteto. O primeiro nem cheguei a me matricular na faculdade, que era particular. No segundo, cheguei a cursar dois anos e depois larguei para ser artista. Ou seja eu não sabia mesmo o que queria. Mas como a regra era ter um canudo na mão, escolhi fazer um terceiro vestibular, dessa vez para jornalismo, por ser um curso rápido e divertido, e a faculdade ficava bem em frente à Escola de música, onde fiz vários cursos livres, pois ser músico era o meu sonho. Naquele terceiro vestibular eu não peguei nos livros e quando chegou o dia do resultado, confesso que estava meio tenso. Naquele dia, quando cheguei em casa, voltando da praia, encontrei meu pai, que já sabia do resultado antes de mim, me esperando na porta de casa, sem camisa e com uma taça de licor na mão. Sorrindo, ele veio me abraçar, dizendo que eu sempre fui o mais inteligente dos filhos. Exageros de pai à parte, recebí aquele abraço com imensa alegria e um certo alívio, e hoje, passados tantos anos daquela cena, formado em jornalismo, pela Universidade e em artista, pela vida, penso nele, com saudade e gratidão, e quero aqui publicamente dizer ao Sr. Eduardo Gomes Ribeiro Junior, aonde quer que ele esteja, em alto e bom som: Muito obrigado por tudo meu pai.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

"CÍCERAMENTE", DÁ GOSTO VER ESSE TIME JOGAR

Destaque nas três últimas partidas do Fluminense, quando marcou quatro gols, Cícero, é sem dúvida a melhor contratação do tricolor carioca no segundo semestre de 2014. Um jogador que se movimenta o tempo todo, sempre bem colocado em campo e com bela visão de jogo, Cícero já conquistou outra vez o coração da nossa imensa torcida, em sua segunda e já vitoriosa passagem pelo clube. O Fluminense aliás, que sob o comando de Cristóvão Borges, é ao lado do Cruzeiro, o melhor time brasileiro, jogando bonito, atacando e defendendo em bloco, com excelente toque de bola e bela organização em campo. Me perdoem o trocadilho mas, "Cíceramente", dá gosto ver esse time jogar.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

NO FUNDO DO PRATO


De Ricco Duarte
No fundo do prato

Bem no fundo do prato
tem o fundo do poço
raso
tosco
sobra do alimento
em que me vi
resto
fosco

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DE BRAÇOS ABERTOS E FORA DA CRUZ

Maior símbolo da cidade maravilhosa e uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, é homenageado em um samba genial. Assinado pela cantora e compositora Magali e por Rodrigo Assemany, o samba tem um dos versos mais libertários da música popular brasileira, "um Cristo carioca, de braços abertos, fora da cruz." Em minha opinião, este samba já nasceu clássico, daqueles que você escuta, sai cantando feliz e não esquece mais. A letra está logo abaixo e para escutar, na interpretação sensacional da Magali, basta colar o link a seguir no seu navegador: 
http://youtu.be/5THWIW6fuGw

REDENTOR (Magali / Rodrigo Assemany)

SE DEUS É BRASILEIRO
O CRISTO REDENTOR 
É DO RIO DE JANEIRO

RAIOU O SOL
CIDADE GRANDE ENGOLE A GENTE TODO DIA ( AI, AI , AI )
TUDO POR UM FIO,
O CORRE CORRE, O PERDE E GANHA, O VAI NÃO VAI
MAS ELE ESTÁ POR PERTO
BASTA OLHAR EM VOLTA E PROCURAR, QUE VAI ACHAR

O MORRO DO CORCOVADO 
É MAIS QUE UM MORRO
É ONDE MORA O REDENTOR

E NO MEIO DO SUFOCO
SÓ OUÇO AI JESUS
UM CRISTO CARIOCA 
DE BRAÇOS ABERTOS 
FORA DA CRUZ
HÁ MAIS DE 80 ANOS
PRA NOS PROTEGER
O TRENZINHO PELA MATA
ATLANTICA GENEROSA
VEJO AO TEU LADO
DO ALTO DO CÉU
A CIDADE MARAVILHOSA

ZONA NORTE, ZONA SUL
CENTRAL OU LEOPOLDINA
O QUE ROLA EM BAIXO
ELE OLHA LÁ  DE CIMA

sábado, 2 de agosto de 2014

E POR FALAR EM SEXO...


Para repensar no final de semana, um trecho de um poema de Viviane Mosé:

...E por falar em sexo
   Quem anda me comendo é o tempo
   Na verdade faz tempo
   Mas eu escondia
   Porque ele me pegava à força
   E por trás.
   Um dia resolvi encará-lo de frente
   E disse: Tempo,
   Se você tem que me comer
   Que seja com o meu consentimento
   E me olhando nos olhos
   Acho que ganhei o tempo
   De lá pra cá
   Ele tem sido bom comigo
   Dizem que ando até remoçando.
    Viviane Mosé

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O QUE É TER SUCESSO?

Para começar o mês de agosto positivamente, vamos com um pensamento de um poeta e filósofo americano, sobre o que é ter sucesso:
Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu.
ISTO É TER SUCESSO!
Ralph Waldo Emerson