terça-feira, 30 de setembro de 2014

A PEQUENA NOTÁVEL

Ela provou que tamanho não é documento. Concorrendo com candidatas que tinham em média 1,80 de altura, Melissa Gurgel, 20 anos, representante do Ceará, desde a sua primeira aparição em traje típico, simbolizando o sol, mostrou que não estava ali para brincadeira e sim para brilhar. Com 1,68 de beleza, simpatia e ousadia, ela desbancou as "grandonas" e conquistou o título de Miss Brasil 2014, no último sábado, em Fortaleza. Em janeiro, a pequena notável estará em Miami, nos Estados Unidos, disputando o Miss Universo, título que o Brasil não conquista desde 1968.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DEPOIS DE CINEMA PARADISO, EU NUNCA MAIS FUI O MESMO

http://youtu.be/feDzBH6op_k
Quando eu fui embora da Bahia, deixando para trás, família, amigos, trabalho, para ir em busca do meu sonho de ser artista, o filme Cinema Paradiso ainda não existia. Os primeiros anos no Rio foram muito difíceis, muita saudade de tudo que havia deixado para trás, que de uma maneira ou de outra, sempre atrapalhava nas minhas incursões profissionais. Até que alguns anos mais tarde assisti ao filme do Giuseppe Tornatore, Cinema Paradiso, que é definitivamente o filme da minha vida, especialmente por esta cena, que eu mesmo dublei para um trabalho do curso da Rio Sound, e que é sem dúvida, a cena que mudou o rumo da minha vida. Desde então, eu nunca mais fui o mesmo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MARIA CREUZA, A CANTORA FAVORITA DO POETA VINÍCIUS DE MORAES



De hoje até domingo, no Vinícius show bar em Ipanema, às 22:30, Maria Creuza, a cantora favorita do poeta Vinícius de Moraes, faz as últimas apresentações da temporada 2014, acompanhada pelo violão de Marcello Lessa. Maria promete voltar em breve, quando a Argentina, país que a venera e onde ela fará uma temporada de shows, deixar.
Imperdível! Reservas 22871497.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

AINDA POSSO SENTIR O CHEIRO DO CARURU DE SEU RIBEIRO

Seu Ribeiro e eu, com a minha cabeça imensa para guardar histórias

As mulheres da família chegavam de véspera na casa do Garcia e se dividiam, entre a copa e área de serviço da casa, nas múltiplas tarefas de matar as galinhas, catar o camarão seco, preparar os temperos e principalmente, cortar os 1500 quiabos para o Caruru de Seu Ribeiro. Ano após ano, o ritual se repetia. Dona Maninha, amiga da família e especializada em comida baiana, era especialmente contratada para dar o toque final nas iguarias de dendê. Vinha gente de todo lado. De toda classe social. Teve um ano que até o prefeito da cidade, Vigildásio Sena (esses nomes só se encontra na Bahia), compareceu com pompa e circunstância. Todo 24 de setembro, durante muitos anos, aquele famoso caruru era servido para mais de cem pessoas. Seu Ribeiro, meu pai, era devoto de São Cosme e Damião, santos médicos, de grande popularidade na Bahia, quando principalmente no mês de setembro, se oferece caruru em sua  homenagem. Entenda-se por esses carurus, não só o prato em si, mas um verdadeiro banquete, cujos acompanhamentos, são, vatapá, xinxim de galinha, arroz branco, farofa, efó, banana cozida, pipoca e eteceteras. Minha mãe me contou recentemente, que essa era uma promessa da minha avó, mãe dele, pois quem oferece o caruru a São Cosme e Damião, sempre prospera. Depois de casados, ela manteve a promessa da sogra e realmente, foram anos de muita prosperidade. Meu pai não economizava nesse dia, nem na comida, nem na bebida e hoje se vivo fosse, completaria 91 anos. E eu, ainda posso sentir o cheiro do caruru de Seu Ribeiro.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

ERRADICAR O EGOÍSMO DO CORAÇÃO

“Todo ser humano tem um coração. Seu coração já está preenchido com amor. Com quantos você abnegadamente compartilhou o amor de seu coração? Não são muitos! Qual é então a utilidade do amor se não for compartilhado? Você deve compartilhar todo o amor presente em seu coração com cada ser da criação. O amor é o dom de Deus e você deve compartilhá-lo livremente neste mundo. Esta é a única maneira de sair de todos os problemas e falhas que as pessoas sofrem. Muitos repetem as palavras mecanicamente: "Que todos os seres, em todos os mundos, sejam felizes". Para quantas pessoas você está dando felicidade? A maioria está preocupada com seus interesses egoístas, tem egos fortes e exibem ostentação o tempo todo. Quem quer que tenha absorvido as preciosas verdades dos Mestres e das escrituras deve estar preenchido com amor. O dia em que você erradicar o egoísmo de seu interior, a Divindade florescerá e desabrochará em seu coração.”
Sathya Sai Baba

domingo, 21 de setembro de 2014

A DISTORÇÃO DE VALORES, SEGUNDO MARTHA MEDEIROS


“A distorção de valores chegou a tal ponto, que pessoas discretas são consideradas arrogantes, os modestos são vistos como dissimulados e os que não se rendem a modismos, são taxados de esnobes. Ser autêntico virou ofensa pessoal. Ou a criatura faz parte do rebanho, ou é um metido a besta.”
(Martha Medeiros)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

FAÇA COMO LEMINSKI, NÃO DISCUTA COM O DESTINO


"NÃO DISCUTO COM O DESTINO
O QUE PINTAR, EU ASSINO"
(Paulo Leminski)
E eu assino embaixo.
Bom final de semana pra todo mundo.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

FLUMINENSE, A MADRE TERESA DE CALCUTÁ DO FUTEBOL BRASILEIRO

Já é uma tradição na história recente do tricolor das Laranjeiras. Se há uma equipe em apuros, precisando de uma mãozinha para sair do sufoco, lá está o Fluminense para dar aquela força. Para não ir muito longe, vamos relembrar o título da Copa do Brasil de 2005, perdido para o glorioso Paulista de Jundiaí. Pelo que me lembro, aquele deve ter sido o único título conquistado pela equipe do interior de São Paulo, que depois daquilo desapareceu. Depois surgiu uma tal de LDU, que até 2008 era uma ilustre desconhecida do futebol mundial até esbarrar com o Fluminense. O tricolor abriu os braços e disse: Vem por aqui que nós vamos colocar a linha do Equador no mapa. E perdeu em casa, nos penalties, a única final de Libertadores que disputou na história. E não contente com isso, achando que ainda não tinha ajudado a equipe equatoriana o suficiente, no ano seguinte, perdeu para a mesma LDU, em casa outra vez, a única final de uma Copa sul-americana que disputou até aqui. Ainda lá em 2005, se não fosse um gol de cangote do zagueiro Antonio Carlos, no último minuto de jogo, o beneficiado teria sido o Volta Redonda, que em pleno Maracanã lotado de tricolores, poderia ter ganho o seu único título carioca da história. Entra ano sai ano, muda técnico e diretoria, e o Fluminense segue com essa mania de ajudar os pobres necessitados. Em 2014 não tem sido diferente. O Fluminense levantou o América de Natal com louvor, sendo goleado pela gloriosa equipe potiguar em pleno Maracanã (sempre o Maracanã) e sendo humilhantemente desclassificado da Copa do Brasil. Naquela ocasião todos disseram, que o Flu havia entregado o jogo, para privilegiar a Sul-americana. Aí veio o Goiás e pimba, ficou com a vaga. O Fluzão capitaneado pelo cone sem noção Fred imóvel, que ainda pensa em seleção ao invés de parar de jogar,  também neste ano já deu uma mãozinha à Chapecoense, ao Criciúma e ao Botafogo, todos beirando a zona do rebaixamento, e se tem uma coisa que a equipe tricolor detesta é ver um co-irmão na zona de rebaixamento. Na lanterna então, é praticamente insuportável. Ontem ele foi a Salvador enfrentar o lanterna Vitória, e entregou o jogo no segundo tempo, para dar uma alegriazinha à necessitada torcida baiana. Mas pouco adiantou, pois o Vitória continua na lanterna e o Fluminense, continua com a fama de ser a Madre Teresa de Calcutá do futebol brasileiro.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A ARTE SOLAR DE JOÃO PINHEIRO

Não é só porque ele tem este sorriso lindo, nem porque ele é meu amigo ou porque vai cantar "A substância louca" e muito menos porque somos parceiros, que eu sou fã do João Pinheiro. É por tudo isso e muito mais. João quando entra em cena magnetiza, e este show, é um dos melhores shows que eu já vi na minha vida. E põe vida nisso. João está de volta ao Rio e ao Teatro Solar de Botafogo para única apresentação nesta sexta, dia 19, às 21:30. O Solar fica na Rua General Polidoro, 180, em Botafogo, tel: 25435411. Ingressos a 40 e 20 reais. Eu se fosse você e estivesse no Rio de janeiro, não deixaria de conferir a arte solar de João Pinheiro.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O EFÊMERO E O DURADOURO



A vida tem andado tão depressa, que não nos resta outra a não ser, curtir o momento. Pensando nisso, me deparei com esta frase do psicanalista Contardo Calligaris, que traduz muito bem o meu pensamento: 
"As vezes, o efêmero é tão importante quanto o duradouro"

domingo, 14 de setembro de 2014

DUBLAR É UMA ARTE



No início dos anos noventa eu conheci quase que por acaso, o fascinante mundo da dublagem. Fui convidado por um amigo a fazer um curso no centro da cidade e três meses depois, o próprio professor me indicou para a extinta VTI, onde fiz alguns pequenos trabalhos. Naquela época havia no Rio de janeiro nada mais do que três estúdios e a concorrência entre os dubladores era grande. Compromissos profissionais com a música, fizeram com o que eu não seguisse adiante com a vida de dublador, mas não esquecí o fascínio que a arte de dublar exerceu sobre mim. Vinte anos depois, com o advento da TV fechada e a multiplicação dos estúdios, resolvi tentar de novo, dessa vez fazendo um curso de seis meses na Rio Sound em Copacabana, com o professor e dublador Sergio Muniz. A concorrência continua grande, mas o mercado não é mais tão apertado assim. Por isso resolvi preparar esse pequeno vídeo, onde dou uma pequena mostra da magia que é fazer as pessoas acreditarem, que atores e personagens de desenho animado estrangeiros, sabem falar português. Porque dublar é uma arte.  

sábado, 13 de setembro de 2014

PARKINSON OU ALZHEIMER?



A reporter ask to the ladies:

If you ladies could choose between Parkinson and Alzheimer?

Ladies: 

Parkinson my son. We prefer spill half beer than to forget where we kept the bottle.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

COM A PALAVRA, MADRE TEREZA DE CALCUTÁ.


Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos
e alguns amigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo
Seja honesto e franco assim mesmo.
O que você levou anos para construir
Alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz,
As pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja você que, no final de tudo
Será você ... e Deus
E não você ... e as pessoas!
Madre Tereza de Calcutá

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

NO CLARÃO DA LUA (Letra e música de Ricco Duarte)


De Ricco Duarte
NO CLARÃO DA LUA

Numa dessas noites de uísques / beijos e boleros e outros ais / quando o coração dança twisties / sambando bonito e tchá tchá tchás / numa noite dessas / no clarão da lua / refletido no teu olhar / estva frio a beça / e eu sózinho na rua / procurando sem encontrar / numa dessa noite de ir a pique / de ir batendo forte, disparado / entrando na curva a cento e vinte / duro que nem pau de tarado / numa noite dessas.../ numa dessas noites vídeo clip / noites de alambique e tudo o mais / bebendo boleros e uísques / sem querer saber de mais nada / numa noite dessas / no clarão da lua / refletido no teu olhar / estava frio a beça / e eu sózinho na rua /procurando sem encontrar.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

NUNCA É TARDE PARA UM NOVO CAPÍTULO NA VIDA

Depois de 72 anos de relacionamento, Vivian Boyack, de 91 anos e Alice Dubes, 90, se casaram em uma cerimônia realizada no último sábado no estado americano de Iowa, onde o casamento gay é legalizado desde 2009. Vivian e Alice, se conheceram em 1942 e nunca mais se separaram. A reverenda Linda Hunsaker que celebrou o matrimônio, foi simples e direta ao dizer que “esta é uma celebração de algo que deveria ter acontecido muito tempo atrás”. Isso é o que podemos chamar de união estável. Parabéns às duas vovós, que disseram que nunca é tarde para um novo capítulo na vida.
Fontes: Associated Press, Uol.

A CORAGEM DE MARINA LIMA

Já faz algum tempo que correm rumores de que a cantora Marina Lima, estava com um problema grave nas cordas vocais. Houve quem afirmasse que ela teria inclusive, perdido a voz. Qual não foi a minha surpresa ao ligar a TV para assistir na Globo News  o Estúdio I, da ótima Maria Beltrão, e a convidada dessa segunda feira era justamente a excelente compositora Marina Lima. Linda como sempre, ela não deu bolas para os "boatos" e desfiou como pôde, alguns dos seus sucessos, completamente sem voz e extremamente desafinada, como nunca se viu, deixando os entrevistadores do programa, visivelmente constrangidos em alguns momentos. Eu fiquei chocado, mas se por um lado, foi angustiante escutar a performance completamente patética da artista, que não lembrava nem sombra daquela que é ídolo de milhões de brasileiros, por outro lado, não posso deixar de admirar a sua coragem e amor pela sua arte. Marina não se deixou abater, participou do programa animadamente, respondeu carinhosamente às perguntas dos seus fãs, e falou da vontade de fazer shows com o seu novo trabalho, "No osso", só com voz e violão!!!!
Passado o choque inicial, não posso deixar de aplaudir a coragem de Marina Lima.

domingo, 7 de setembro de 2014

A MERDA NO VENTILADOR

Assim como Pedro Collor, irmão do então presidente Fernando Collor, que mudou o rumo da história no início dos anos noventa, ao delatar os escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo políticos da base aliada do governo da época, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal, entrega os detalhes do que pode ser o maior escândalo de corrupção da história da República, cujos envolvidos são políticos da base aliada do atual governo. Os nomes dos corruptos até agora divulgados são os mesmos de sempre, inclusive o próprio Fernando Collor, agora Senador por Alagoas. A lista é extensa e envolve políticos do PT, PMDB, PP e até o recentemente falecido ex-Governador de Pernanbuco Eduardo Campos, do PSB, que era candidato à presidência e que devido a sua morte, foi substituído pela ex-petista Marina Silva. Os detalhes do esquema estão amplamente divulgados pelas revistas VEJA e ISTOÉ, na edição desta semana, coincidentemente, a semana da pátria. 
A delação de Pedro Collor, resultou no impeachment do Presidente, abrindo caminho para que mais tarde, Fernando Henrique Cardoso, fosse eleito e fizesse oito anos de um governo impecável. A delação de Paulo Roberto Costa, faltando quatro semanas para as eleições majoritárias, certamente implicará em mais uma reviravolta no atual processo eleitoral, pois como o PSDB, nunca foi aliado do PT, está obviamente a salvo desse escândalo, que vai desmascarar aqueles que estão ou estiveram envolvidos nos últimos doze anos, com o governo petista, abrindo espaço para que o candidato Aécio Neves do PSDB, possa finalmente ser enxergado pelo eleitorado, como a única possibilidade de expurgar do governo, esses corruptos que tem pilhado o Brasil. Moral da história, nada como alguém jogando na hora certa, a merda no ventilador.




sábado, 6 de setembro de 2014

HOJE É O DIA DO SEXO !

Não, não é porque hoje é sábado, véspera de domingo e ontem foi sexta feira. Não, não é por nada disso e sim por pura falta do que fazer, que escolheram o dia seis de setembro, para ser o dia do sexo. Como se tivesse dia para o sexo, seja lá qual for, de que maneira for. E pensando nisso, sem nada melhor para fazer, escreví estes versinhos em homenagem ao dia do sexo,  que podem parecer sem nexo, mas que lhes ofereço com carinho.

No dia do sexo 
“sex-se”
nos outros
sex-se também
porque sem sexo meu bem
a vida seca
as flores murcham
os pássaros não voam
então sex-se
voe-se
floresça-se
e umidesça-se
hoje e sempre
amém.


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA SUBSTÂNCIA


"QUE NADA NOS LIMITE. QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA"
Simone de Beauvoir

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

AMARELOU!

Despencando cada vez mais nas pesquisas, principalmente na região sudeste, a mais populosa do país, a candidata a reeleição à presidência da república, Dilma Rousseff, se recusou a comparecer à entrevista no Jornal da Globo ontem, fato inédito desde 2002, quando o Jornal iniciou a série de entrevistas com os candidatos à presidência. Abaixo, algumas das perguntas que seriam feitas à candidata e que ficaram sem resposta:

1- Os últimos índices oficiais de crescimento indicam que o país entrou em recessão técnica. A senhora ainda insiste em culpar a crise internacional, mesmo diante do fato de que muitos países comparáveis ao nosso estão crescendo mais?    2- A senhora continuará a represar os preços da gasolina e do diesel artificialmente, para segurar a inflação, com prejuízo para a Petrobras? 3- A forma como é feita a contabilidade dos gastos públicos no Brasil no seu governo tem sido criticada por economistas, dentro e fora do país, e apontada como fator de quebra de confiança. Como a senhora responde a isso?  4- A senhora prometeu investir R$ 34 bilhões em saneamento básico e abastecimento de água até o fim do mandato. No fim do ano passado, tinha investido menos da metade, segundo o Ministério das Cidades. O que deu errado?   5- Em 2002, o então candidato Lula prometeu erradicar o analfabetismo, mas não conseguiu. Em 2010, foi a vez da senhora, em campanha, fazer a mesma promessa. Mas foi durante o seu mandato que o índice aumentou pela primeira vez, depois de 15 anos. Por quê?   6- A senhora considera correto dar dentes postiços para uma cidadã pobre um pouco antes de ser feita com ela uma gravação do seu programa eleitoral de televisão?
DEPOIS DESSA AMARELADA, SÓ NOS RESTA DAR À CANDIDATA, UM BEIJINHO E TCHAU...

terça-feira, 2 de setembro de 2014

HOJE EU ACORDEI AMERICANA


De Ricco Duarte

HOJE EU ACORDEI AMERICANA

HOJE EU ACORDEI AMERICANA
MEIO MARILYN MEIO DRAMA
LINDA, LOURA E LÂNGUIDA  
COM UM PAR DE OLHOS AZUIS
ME ENFIEI NUM JEANS 501
NUMA CAMISETA BRANCA COMUM
E FUI SAINDO POR AÍ 
CANTAROLANDO UM BLUES
GOOD MORNING HEARTACHE
THAT’S WHAT WE HAVE FOR TODAY
POIS A VIDA FICA AINDA MAIS FAKE
QUANDO EU CANTO EM INGLÊS.

Para escutar a música cole este link no seu navegador:
https://soundcloud.com/ricco-duarte/hoje-eu-acordei-americana-letra-e-musica-de-ricco-duarte


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ASSIM PENSOU DOM CASMURRO

Para começa bem o mês de setembro, Machado de Assis...

O pensamento é nosso maior aliado, mas pode ser também nosso maior inimigo. Por isso, não complique o que a natureza tratou de descomplicar.
"O ser humano gosta de complicar as coisas, é só uma brisa, quem sabe ela bagunce teu cabelo, quem sabe te acaricie o rosto, quem sabe, quem sabe…" 
(Dom Casmurro, de Machado de Assis)